São Luís

Insegurança reduz movimento em praias da região metropolitana de São Luís

Queda no movimento de frequentadores vem sendo registrada há meses pelos vendedores informais e donos de bares; nem mesmo com o feriado a situação não melhorou

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

O domingo do fim de semana prolongado atraiu muitas pessoas de outros municípios para a orla marítima de São Luís e Região Metropolitana, como a Praia do Olho d’Água, que recebeu ônibus transportando famílias e grupos de amigos em excursão. Mas os comerciantes reclamam que o fluxo de banhistas e frequentadores em geral caiu por causa da onda de violência que tomou conta das praias.

Depois de anos sem vir a São Luís, a dona de casa Maria do Socorro da Silva aproveitou o último domingo na Praia do Araçagi. Ela saiu do município de Codó, a 290km da capital, na noite de sábado em excursão.

Assim como Socorro da Silva e o grupo que acompanhava, outros também se deslocaram de cidades do interior do estado e até de municípios do Piauí para aproveitar os dias de folga na praia, principalmente no Olho d’Água.

Mesmo com a chegada dos visitantes, as praias da Ilha de São Luís não ficaram cheias ontem, confirmando uma reclamação que é quase unânime entre os vendedores ambulantes e donos de bares da orla marítima: o movimento de frequentadores está baixo e as vendas caíram consideravelmente, principalmente por causa da insegurança.

A Praia do Araçagi foi uma das que ficaram vazias, apesar da grande expectativa com o feriado prolongado. Poucas barracas estavam ocupadas. Além de colocar faixas com os preços de bebidas para chamar atenção de quem passava de carro, os funcionários dos bares abordavam os motoristas para garantir vendas.

Cenário - Segundo os donos de bares da Praia do Araçagi, a onda de assaltos e até casos de morte na praia estão mudando o cenário das praias aos domingos. Além dos frequentadores, comerciantes também são alvos de assaltantes.

José Hamilton Pimentel da Silva, proprietário de um desses estabelecimentos, passou por essa situação no fim da tarde do dia 31 de maio deste ano. Três assaltantes armados invadiram o bar pelos fundos e renderam todos os funcionários, que já estavam encerrando as atividades.

Na ocasião, o comerciante levou uma coronhada e teve a renda do dia roubada. Os telefones celulares dos funcionários também foram tomados. Depois do episódio, muitos outros assaltos já ocorreram na região.

Ainda de acordo com José Hamilton da Silva, somente os turistas ainda frequentam a Praia do Araçagi. As pessoas de São Luís e região que sabem da falta de segurança na área evitam o local. Por isso, as vendas caíram.

Maria Rute Carvalho, também proprietária de bar na Praia do Araçagi, reclama da insegurança. Ela comentou que no último fim de semana do mês de agosto houve um assalto com tiros. É por causa de casos como esse e da falta de policiamento que as pessoas estão deixando de frequentar a praia.

“A ronda passa de manhã e de 14h em diante não vemos mais nenhuma viatura. Justamente nesse horário da tarde que os bandidos aproveitam para praticar esses delitos. Eu mesma tenho amigos que preferem ficar em casa tomando sua cerveja, que é mais seguro, do que sair para a praia, que está desse jeito”, disse a comerciante.

Bares estão fechando cada vez mais cedo

Além da queda do movimento nas praias da Região Metropolitana de São Luís, a proprietária de bar na praia do Araçagi Maria Rute Carvalho explica que as vendas também estão reduzidas porque eles mesmos precisam fechar o bar mais cedo com medo de assaltos.

“Quando chega 17h30, dizemos para os clientes que não podemos mais ficar para atendê-los. Antes, a gente ficava até 19h porque quem vem para praia são os turistas que querem aproveitar ao máximo. Mas agora não dá mais. Não temos segurança nenhuma”, afirmou Rute Carvalho.

Na Praia do Olho d’Água, que costumava ficar lotada aos fins de semana, a situação é semelhante. A vendedora de bebidas Lucinéia Neves da Silva, conhecida como Lady Gaga, também está deixando a praia mais cedo do que costumava.

Lady Gaga começou a trabalhar como vendedora ambulante nos fins de semana, após a morte do marido, há sete anos, e hoje pensa em se dedicar apenas à profissão de empregada doméstica.

O temor da vendedora é de que ela seja a próxima vítima de assaltos. “A insegurança está tão grande que um dia desses o ladrão roubou o celular de uma moça na minha frente e saiu correndo. O povo está deixando de vir para a praia e quem vem não compra nossos produtos. Quando comecei a trabalhar aqui, ganhava muito dinheiro. Até troquei o telhado da minha casa. Hoje, estou tirando R$ 20,00 ou R$ 40,00, no máximo”, ressaltou Lucinéia Neves da Silva.

Saiba mais

- Um tiroteio no dia 18 de julho deste ano deixou um assaltante morto na Praia do Araçagi, Região Metropolitana de São Luís. Ele e outro comparsa tentaram assaltar um grupo que estava em um bar, mas os dois foram surpreendidos pelas pessoas que reagiram trocando tiro com os criminosos. No final, o bandido atingido com um tiro foi brutalmente espancado pela população e morreu depois de agonizar na areia, enquanto o outro foi preso e levado para a delegacia.

- Eriverton Castro Pereira e seu comparsa identificado como Kleiton Charles Andrade Cardoso chegaram em uma Honda CB 300 de placa OXV-5379 e anunciaram o assalto em um bar localizado na praia. Eles se dirigiram a um grupo de pessoas que estava nesse estabelecimento comercial, porém, alguns de seus membros estavam armados e reagiram, disparando contra os criminosos. Os bandidos também revidaram, mas não conseguiram atingir ninguém.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.