Fonte de energia

Aliado fitness: conheça os benefícios da batata doce

Alimento bastante consumido entre os esportistas, a batata-doce ajuda no processo de emagrecimento e é rica fonte de energia

Juliene Hidelfonso / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Batata doce é um alimento queridinho entre os malhadores
Batata doce é um alimento queridinho entre os malhadores

Ter um corpo sarado, uma barriga chapada, braços e pernas tonificados é desejo de muitos homens e mulheres. Além de lotarem as academias, esses esportistas têm seguido um cardápio rico em um produto que já faz parte da culinária típica nordestina: a batata-doce. Aliada a uma proteína, principalmente a do frango, o tubérculo é um carboidrato de baixo índice glicêmico, que ajuda a manter a forma (mesmo sendo um pouco mais calórica), tornando-se uma importante fonte de energia.

Assada ou cozida, a forma de consumir varia de acordo com o gosto pessoal ou orientação nutricional, mas entre os atletas de academia o consumo é quase unânime. A maioria já pelo menos provou, seja para adquirir massa magra, perder peso ou até mesmo para quem quer baixar a glicose no sangue evitando alimentos ricos em carboidratos.

Francisco Bezerra é lutador de jiu-jitsu há quatro anos. Em sua casa, o consumo de batata-doce sempre foi muito comum, mas, há cinco meses, o tubérculo passou a fazer parte da sua dieta. Para manter-se na categoria em que luta (peso leve), ele precisa estar sempre com o peso ideal, então, por recomendação médica, incluiu o alimento em seu plano alimentar. “Como a batata-doce ajuda no controle do peso, quando está próximo de alguma competição - cerca de duas ou três semanas de qualquer competição -, eu insiro na minha alimentação”, explica o atleta.

Além de auxiliar a perda de peso, a batata-doce aumenta a sensação de saciedade, liberando energia lentamente. “Consumo de 100g a 200g antes do treino para dar energia, porque a batata-doce é a fonte de energia que eu preciso para treinar, além de me ajudar no controle de peso”, reafirma Francisco Bezerra.

Assim como o lutador de jiu-jitsu, Petrus Cintra também consome batata-doce. Ele faz academia e, para obter e manter o corpo que almejava, adicionou o tubérculo a sua alimentação. Todos os dias, no máximo duas vezes, o apresentador de TV consome esse carboidrato, quando está enjoado do sabor, substitui por aveia. “Eu comecei a consumir faz cerca de três anos, mas a batata-doce por si só não faz milagre. É uma soma de dieta mais treino que resulta na perda de gordura e ganho de massa magra”, alerta Petrus Cintra.

Alimento rico - A batata-doce é rica em fibras, fonte de ferro, vitamina C, potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, e conter vitamina A. Segundo o nutricionista Valentim Magalhães a batata-doce é fonte de carboidratos. “Além de ser rica em carboidrato, a batata-doce não eleva o açúcar do sangue por ter um baixo índice glicêmico. É absorvido de forma mais lenta pelo organismo, gerando uma maior saciedade a quem a consome e eleva a energia para o treino”, afirma o nutricionista.

Tudo em excesso poder fazer mal ao organismo e com a batata-doce não é diferente. Consumir apenas o tubérculo pode gerar o que é denominado de monotonia alimentar. “A monotonia alimentar pode trazer prejuízos para a saúde como alterações no paladar, aversão à batata-doce e deficiência de micronutrientres, por causa do abandono da ingestão de outros alimentos por um só”, explica Valentim Magalhães.

Mesmo rica em diversos nutrientes, o consumo exacerbado dela pode ser prejudicial à saúde. Um alimento apenas não é fonte de todas as vitaminas e minerais necessários para a saúde, variar no tipo de alimento e fazer um prato colorido ajuda muito a manter a alimentação saudável e a tão sonhada silhueta enxuta ou a barriga sarada. “Por isso os nutricionistas receitam colorir o prato, porque alimentos coloridos são fontes de diversos tipos de vitaminas e minerais”, completa o nutricionista.

10 benefícios da batata-doce

1 - Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente
2 - Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico
3 - Auxilia no emagrecimento, pois diminui o apetite pela riqueza em fibras
4 - Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A
5 - A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial
6 - Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras
7 - Faz bem para a pele graças a vitamina E
8 - Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A
9 - Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C
10 - Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C

RECEITAS DA SEMANA

Consumir a batata-doce todo dia pode se tornar monótono. Veja receitas para incluir alimento no cardápio e variar o consumo.

Purê light de
batata-doce

Ingredientes
130g de batata-doce descascada e cozida em água
1 colher de chá de requeijão light (10g)
2 colheres de sopa de leite desnatado

Modo de preparo - Amasse as batatas com um garfo, ou bata-as com um mixer. Incorpore o requeijão light e, por último, o leite, criando uma massa até o ponto que você deseja.

Nhoque de
batata-doce

Ingredientes
2 batatas doces médias
1 xícara de chá de farelo de aveia
1/2 xícara de chá de farinha sem glúten (ou fécula de batata)
1/4 de xícara de azeite de oliva
sal a gosto
pimenta branca a gosto

Modo de preparo - Cozinhe as batatas sem casca por 25 minutos. Quando estiver cozida, retire a água e amasse-as bem enquanto ainda estiverem quentes e reserve. Em uma superfície limpa e lisa coloque o purê e acrescente os outros ingredientes com cuidado. Amasse até obter uma massa homogênea e elástica. Divida em porções e role cada uma até obter um cordão na espessura desejada. Corte-os em pedaços de mais ou menos 2cm. Em uma panela coloque a água para ferver, após fervida vá adicionando os nhoques aos poucos. Quando subirem a superfície significa que estão cozidos. Retire com uma escumadeira, deixe escorrer toda a água e deixe-os em uma travessa grande para não grudarem. Sirva com o molho que desejar.

Brigadeiro
de batata-doce

Ingredientes
1/2 batata-doce cozida e sem casca
1 colher (café) cheia de cacau em pó sem adição de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
5 gotinhas de essência de baunilha (opcional)
Adoce a gosto e se achar necessário.

Modo de preparo - Amasse bem a batata-doce já cozida e sem casca (fica mais fácil quando ainda está quente). Acrescente os outros ingredientes e misture bem. Caso seja necessário, acrescente água para dar liga. Depois que a massa ficar bem homogênea, faça as bolinhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.