Av. Tancredo Neves

Moradores bloqueiam avenida esburacada de acesso ao Socorrão II

Protesto é por tempo indeterminado e eles prometem liberar a via somente quando os gestores públicos iniciarem os reparos no local; há muitos anos não há obras na avenida, que dá acesso a pelo menos dois hospitais

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

[e-s001]Moradores da área do Jardim Tropical interditaram a Avenida Tancredo Neves, naquele bairro, em protesto contra as condições da via, que está tomada por buracos. A avenida que separa o bairro Cidade Operária, em São Luís, do bairro Jardim Tropical, em São José de Ribamar, é uma importante alternativa para os moradores da região e também para a população em geral, pois também é um dos principais acessos para hospitais da região, entre eles o Socorrão II.

O bloqueio feito com galhos de árvores, pedaços de madeira e outros materiais foi montado em três pontos da avenida ainda na tarde de quinta-feira, dia 3. Com os bloqueios, somente motociclistas estão conseguindo passar e somente por cima das calçadas.

Essa foi a terceira vez que a avenida foi bloqueada. O protesto anterior aconteceu no início de junho. Segundo os moradores da região, dessa vez é por tempo indeterminado e, diferentemente das outras vezes, o tráfego só será liberado depois que se iniciarem os reparos necessários.

Hoje, a avenida está tomada por crateras, que dificultam muito a passagem de veículos. Os prejuízos são principalmente para quem precisa transportar alguém para o Hospital do Servidor e para o Hospital Dr. Clementino Moura, o Socorrão II. Além disso, os buracos provocam lentidão na via. Com isso, bandidos aproveitam para abordar os motoristas e cometer assaltos, segundo os moradores do local.

Responsabilidade - Os moradores da região cobram ações urgentes na avenida. De acordo com Mário Mendes, que mora há 30 anos no bairro, o último serviço foi realizado no local há muitos anos. Agora que o período chuvoso passou, restou lama e muita poeira e outros problemas para as pessoas. "Alguns carros estão passando por cima da calçada e para quem é comerciante, a venda caiu muito. Nenhum cliente quer passar aqui e, muito menos, parar", destacou.

[e-s001]A vendedora Elizabeth Nascimento Braz reclama da falta de compromisso dos gestores locais não só com a Av. Tancredo Neves, mas também com outras questões do bairro, como a coleta de lixo. Paralelo à avenida, uma rua estava se transformando em um lixão. Os próprios moradores limparam a área e a transformaram em uma feira improvisada para evitar o acúmulo de lixo. "Isso prejudica demais a população. O prefeito tem que resolver logo isso. Ele não pode deixar a população ao léu desse jeito", disse.

[e-s001]Caso os gestores públicos não tomem providência dentro dos próximos dias, os moradores prometem interditar também a MA-202, a Estrada de Ribamar. O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São José de Ribamar para obter informações sobre o caso.
Em nota, o Município informou que a avenida corta os territórios dos municípios de São Luís e São José de Ribamar. No ano passado, a Prefeitura ribamarense executou serviços de recuperação da via, incluindo trechos pertencentes à capital.

A nota informou ainda que a recuperação de trechos da avenida, pertencentes a Ribamar, é prioridade no cronograma de ação da Prefeitura. O trabalho será iniciado tão logo o Governo do Estado libere recursos, fruto do programa Mais Asfalto, que serão destinados a São José de Ribamar para este fim, conforme já acertado entre a administrações estadual e municipal.

Alguns carros estão passando por cima da calçada e para quem é comerciante, a venda caiu muito. Nenhum cliente quer passar aqui e, muito menos, pararMário Mendes, morador

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.