7 de Setembro

Cerca de 3 mil militares devem participar do desfile da Independência

Desfile cívico-militar reunirá militares das Forças Armadas, membros das demais forças de segurança e civis e contará também com pelotões motorizados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

A realização do tradicional desfile do dia 7 de setembro, que comemora a Independência do Brasil, está confirmada em São Luís. Participarão do evento o 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL), representando o Exército, a Capitania dos Portos do Maranhão (Marinha) e Centro de Lançamento de Alcântara (Aeronáutica), além das instituições civis. Além das 3 mil pessoas que irão desfilar, o público poderá assistir ainda ao desfile motorizado das forças de segurança.

A programação está prevista para começar às 8h, na Avenida Senador Vitorino Freire, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de São Luís, e a revista às tropas. O desfile deve começar às 9h, se estendendo por toda a manhã.
Segundo o major Venâncio Albuquerque, chefe da seção de operação do 24º BIL, o desfile começará com as instituições militares com apresentação de bandeiras históricas, participação de ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial em carro aberto e do grupo Força Maria Quitéria, formada por mulheres, antes das Forças Armadas. Depois, seguem as forças auxiliares: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Logo após, vem os civis.

Atrativo - Por último, será realizado o desfile motorizado. Além das viaturas que se vê comumente nas ruas, o público poderá apreciar outros equipamentos utilizados pelas forças de segurança.

No ano passado, o Centro de Lançamento de Alcântara levou para a avenida um foguete suborbital usado em experimentos em ambiente de microgravidade e fez uma apresentação aérea com o espetáculo do sobrevôo da aeronave C-98 Caravan. Já a Marinha levou embarcações usadas em ações de patrulhamento.

Para este ano, o 24º BIL participará com 500 militares e 50 homens no apoio e levará 15 viaturas operacionais para o desfile. Entre elas estão ambulâncias, viaturas de grupo de combate, cisternas e viaturas cinco toneladas. Os veículos foram preparados ainda ontem durante um treinamento para a festa da nação. "O 7 de Setembro não é uma festa do 24º BIL e nem das Forças Armadas. É um congraçamento da sociedade que marca nossa independência, da sociedade como um todo, dentro de seus segmentos", afirmou o major Venâncio Albuquerque.

SAIBA MAIS
Hoje deveria acontecer o desfile estudantil do Dia da Raça, que foi substituído por uma programação nas escolas da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará uma programação nas escolas durante o mês de setembro. Desfiles acontecerão, mas nas comunidades onde estão inseridas as unidades de ensino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.