Explodida

Assaltos inviabilizam a única agência bancária em Timbiras

Município de cerca de 28 mil habitantes está sem serviço bancário, o que obriga a população a se dirigir até Codó, cidade mais próxima, entretanto os timbirenses reclamam do valor do gasto com o transporte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Única agência bancária do município de Timbiras é danificada com assalto ocorrido na semana passada
Única agência bancária do município de Timbiras é danificada com assalto ocorrido na semana passada (Única agência)

Timbiras - Desde que foi assaltada pela segunda vez - a última na semana passada - o não funcionamento da única agência bancária de Timbiras tem causado transtorno aos usuários e correntistas que estão sem saber o que fazer, principalmente para receber seus salários e aposentarias que eram pagas via agência. Dados do Sindicato dos Bancários revelam que 34 agências foram explodidas só este ano no Maranhão.

Eu me irritei, não achei vantagem naquilo. Ele devia ter avisado o pessoal cedo, pegava no microfone e falava que não tinha pagamento e, então, cada qual que se virasse” Raimundo dos Aflitos, Aposentado
No último assalto apenas o cofre foi explodido pelos assaltantes, e os caixas eletrônicos permanecerem intactatos, mesmo assim, funcionários da agência explicaram que é impossível fazer qualquer tipo de pagamento aos usuários porque não há onde guardar dinheiro e, consequentemente os caixas eletrônicos não podem ser abastecidos.

A situação tem causado indignação em muitos usuários. O aposentado Raimundo dos Aflitos saiu indignado da agência depois de receber essa informação. “Eu me irritei, não achei vantagem naquilo. O gerente devia ter avisado o pessoal cedo, pegava no microfone e falava que não tinha pagamento e, então, cada qual que se virasse’, disse.

A mesma indignação divide o correntista Manoel Alves da Silva, ao saber que na há previsão para a normalização no atendimento. “O cara não falou nada, disse que não tem previsão de nada. Agora a gente é obrigada a viajar para Codó”, reclamou.

Chegar a Codó, cidade mais próxima onde há agências bancárias não é tão fácil quanto parece. Custa caro para cada aposentado. Se o idoso levar acompanhante ida e volta custa R$ 40,00, sem falar no tempo que perde nas filas da vizinha cidade.

Investigação - Enquanto o impasse não é resolvido a policia continua investigando. O delegado da cidade, Rômulo Vasconcelos, afirmou que eram oito os bandidos que explodiram o cofre da agência na madrugada do dia 28 de agosto. Não há ninguém preso até agora, mas as investigações estão evoluindo, segundo ele.

“Temos imagens. Nós requisitamos imagens do banco, aparece algumas pessoas dentro e a gente já vai identificar essas pessoas. Estamos trabalhando com a inteligência das polícias Militar (PM) e Civil para tentar identificar esse grupo que invadiu esse bando e levou quantidade expressiva de dinheiro”, disse o delegado

Já a PM, que tinha apenas três policiais na cidade na madrugada do assalto, todos mantidos no quartel por parte da quadrilha sob ameaça de tiros de fuzil, diz que planeja aumentar o efetivo em Timbiras

“Nós já fizemos reuniões, vamos solicitar mais policiamento para a nossa escala de serviço, ao menos para eles chegarem e ver um efetivo maior, vendo um efetivo maior tenho certeza que vai inibir esses bandidos”, explicou Sargento Tião, comandante do Pelotão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.