Música

A melodia de Adriana

Cantora e compositora Adriana Calcanhotto apresenta-se hoje, às 21h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, com o show da turnê “Olhos de Onda”, comemorativo aos seus 30 anos de carreira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
A cantora Adriana Calcanhotto faz show em São Luís
A cantora Adriana Calcanhotto faz show em São Luís (Adriana Calcanhotto)

Uma das vozes mais aplaudidas da música popular brasileira, Adriana Calcanhotto está em São Luís para comemorar, ao lado do público maranhense, seus 30 anos de carreira. O show será hoje à noite, às 21h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), quando ela apresentará o projeto “Olhos de Onda”, com músicas de seu novo álbum e adicionais de canções do CD “Micróbio do Samba”. “Olhos de Onda” é o título homônimo da canção que inspirou todo o repertório do disco de inéditas da compositora e cantora gaúcha, que está prestes a encerrar a turnê comemorativa a três décadas de trabalho.

Adriana Calcanhotto apresentará em solo maranhense uma nova safra de composições que exaltam o mar e a língua portuguesa. O repertório do show contempla canções de parceiros como Antonio Cicero (a antológica “Três” e o hit “Inverno”), Arnaldo Antunes (“Para lá”), Waly Salomão (“Motivos reais banais”), e ainda Cid e Augusto de Campos (“Sem saída”). Ela interpretará ainda o clássico de Sullivan e Massadas, “Me dê motivo”, eternizado por Tim Maia, e ainda “Back to Black”, de Amy Winehouse. O hit da Jovem Guarda “Devolva-me” sucede a “Maldito rádio” e também está no repertório.

A cantora ainda conduz seu público a um mar nunca dantes navegado (a inédita “E sendo amor”), para depois levá-lo às ondas perfeitas onde há anos eles se deliciam, com “Esquadros”, “Cantada”, “Vambora”, “Metade” e “Maresia”. Adriana está encerrando uma série de shows da turnê e, em seguida, vai se dedicar a escrever um livro. Durante a apresentação no Centro de Convenções, o público também poderá acompanhar o show em três telões de projeção distribuídos estrategicamente no espaço, com capacidade para 1.500 pessoas.

História - Adriana Calcanhotto tem uma história de sucesso na música popular brasileira, inclusive tendo realizado trabalho voltado para o público infantil, com o álbum “Adriana Partimpim”, em 2004, com o qual obteve grande sucesso em espetáculos e pelo qual foi nomeada para concorrer ao prêmio Grammy Latino de melhor álbum infantil na casa de espetáculos Madison Square Garden, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Suas composições abordam estilos variados, como samba, bossa nova, funk, rock, pop e baladas.

Entre as características do repertório, observa-se a regravação de antigos sucessos da MPB e arranjos diferenciados. Adriana é filha de um baterista de uma banda de jazz, Carlos Calcanhoto, e de uma bailarina. Aos seis anos, ganhou do avô o primeiro instrumento, um violão. Aprendeu a tocar e, mais tarde, a cantar. Logo imergiu nas influências musicais (MPB) e literárias (Modernismo Brasileiro). Ficou fascinada pela Antropofagia de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e outros nomes daquele movimento cultural.

Sua vida artística iniciou-se em bares e também trabalhou em peças teatrais. Depois, se lançou em concertos e festivais por todo o país no estilo “voz e violão”. O primeiro disco, “Enguiço”, lançado em 1990 pela gravadora CBS, foi muito elogiado e o primeiro sucesso foi “Naquela Estação”. O trabalho também trouxe músicas autorais e regravações de clássicos da MPB. Nessa época, chegou a ser comparada a Elis Regina.

Serviço

O quê

Show “Olhos de Onda”, com Adriana Calcanhoto

Quando

Hoje, às 21h

Onde

Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (Cohafuma)

Ingressos: R$ 91,00 (Cadeira Prata) e R$ 121,00 (Cadeira Ouro), à venda nas lojas da Bilheteria Digital do Rio Poty Hotel, Shopping da Ilha pelo site www.bilheteriadigital.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.