Viagem

Rafael Leitão vai disputar a Copa do Mundo de Xadrez

Enxadrista maranhense, bicampeão do mundo, viajará domingo com destino à cidade de Baku, no Azerbaijão, local da competição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Rafael Leitão  durante a disputa  de uma partida  de xadrez/Divulgação
Rafael Leitão durante a disputa de uma partida de xadrez/Divulgação (Rafael Leitão)

No próximo domingo, o grande mestre internacional de xadrez, o maranhense Rafael Leitão, embarcará de São Luís rumo à cidade de Baku, no Azerbaijão, onde acontecerá a Copa do Mundo de Xadrez 2015.

O enxadrista, que é o atual número 1 do Brasil e heptacampeão brasileiro, conta com o apoio da Prefeitura de São Luís e da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) na sua empreitada.

O torneio, que terá a presença dos grandes nomes do xadrez mundial, tem o formato eliminatório. Serão duas partidas em ritmo normal e no terceiro dia ocorrerá, se for o caso, o desempate com partidas em ritmo mais acelerado, de duas em duas, até que um dos jogadores tenha a vantagem definitiva. Lembrando que no xadrez a vitória vale 1 ponto e o empate vale 0,5 ponto.

O primeiro confronto de Leitão, no dia 11 (sexta-feira), será contra ninguém menos que a melhor jogadora de xadrez, a garota prodígio chinesa Hou Yifan. Caso vença a melhor enxadrista da atualidade, há grande probabilidade de que o maranhense enfrente o Top 20 mundial Shakhriyar Mamedyarov, que jogará na sua terra natal.

Rafael Leitão é o brasileiro com a melhor colocação na história das Copas do Mundo de Xadrez, chegando às oitavas de final no ano 2000, no torneio que aconteceu em Nova Delhi, na Índia.

"Participar da Copa do Mundo de Xadrez é o sonho de todo enxadrista, pois estamos enfrentando a nata do xadrez mundial. São partidas muito interessantes contra adversários de alto nível. Estou muito motivado para mais esse desafio e espero trazer um grande resultado para o xadrez brasileiro!

Gostaria de fazer um agradecimento especial à Prefeitura de São Luís e à Confederação Brasileira de Xadrez pelo apoio que recebi para participar desse importante torneio e pedir a torcida de todos mais uma vez".

O outro representante nacional será GM catarinense Alexandr Fier, número 2 no ranking nacional, que atualmente mora em Tiblisi, na Geórgia. O primeiro adversário de Fier será o forte grande mestre peruano Julio Granda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.