Cinema

O mundo na telona

16 filmes de 12 países serão exibidos gratuitamente na primeira edição do Avanca São Luís – Festival de Cinema que acontece hoje e amanhã, a partir das 17h, no Cine Teatro São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Filme "Depois da guerra..." será exibido na mostra
Filme "Depois da guerra..." será exibido na mostra (Depois da guerra...)

Produções audiovisuais de vários países compõem a primeira edição do Avanca São Luís – Festival de Cinema que acontece hoje e amanhã, a partir das 17h, no Cine Teatro São Luís (Rua do Egito, Centro). Ao todo, 16 filmes de 12 países serão exibidos em maratona inteiramente gratuita. O evento também será levado para a Região Tocantina nos dias 9 e 10 deste mês, na Universidade Federal do Maranhão, no Campus Centro de Imperatriz.

A mostra reúne os mesmos filmes apresentados no 19ª Avanca 2015 Film Festival, que foi realizado na cidade de Avanca, distrito de Aveiro, em Portugal. Quem traz a edição para o Maranhão é o cineasta maranhense Francisco Colombo, que está residindo em terras lusitanas para concluir o mestrado em Comunicação, Multimídia e Linha Digital. A curadoria é de António Valente.

“Esse ano houve uma mostra de filmes maranhenses nesse festival feita por mim. Então, eu me reuni com o professor Valente com o interesse de mostrar para o Maranhão as produções maranhenses exibidas por lá. De igual forma, decidi trazer os filmes que foram exibidos lá. Não é um festival voltado para realizadores, mas para o público. Por isso é gratuito. Minha intenção é levar gente que não tem contato com cinema a uma sala para poder assistir a produções de vários países”, disse Francisco Colombo.

Entre os selecionados para esta exibição está “Pecado Fatal”, longa-metragem português de ficção mais premiado internacionalmente em 2015. Dirigido por Luís Diogo e protagonizado por Sara Barros Leitão e Miguel Meira, o filme é uma coprodução com o Cine-Clube de Avanca e a Filmógrafo.

Para a garotada, uma das atrações é o curta-metragem de animação “Foi o Fio”, de Patrícia Figueiredo. A ficção experimental “Miragem”, de Joaquim Pavão, e o curta-metragem “Noturna”, de Pedro Fararte, são outros destaques da mostra.

A programação portuguesa é complementada por “Deus providenciará”, do jovem cineasta Luís Porto, que este ano foi laureado com o Prémio Estreia Mundial Curta Metragem e com uma Menção Especial para a fotografia de Francisco Vidinha.

O premiado “Shades of Gray/Tons de Cinzento”, de Alexandra Averyanova, e “Air”, de Romina Quiroz também serão exibidos para os maranhenses. As diretoras, respetivamente da Rússia e México, estiveram este ano no Festival Avanca, onde dirigiram um workshop de produção de cinema de animação.

A programação é complementada por obras de países diversos como a Alemanha, Cazaquistão, Chipre, Espanha, França, Irão, Jordânia, República Checa, Rússia e Taiwan.

Serviço

O quê

Avanca São Luís – Festival de Cinema

Quando

Hoje e amanhã, a partir das 17h

Onde

Cine Teatro São Luís

Entrada gratuita

Programação

Acabo de ter um sonho (Espanha)

Deus providenciará (Portugal)

Tons de cinzento (Rússia)

Rapaz de olhos azuis (Irã)

Foi o fio (Portugal)

Ele e ela (Cazaquistão)

Caçador de Borboletas (Taiwan)

Miragem (Portugal)

O imortalizador (Chipre)

Depois da Guerra... Antes da Guerra... (Rep. Checa, Rússia)

Pecado Fatal (Portugal)

Noturna (Portugal)

Artista de Rua (Jordânia)

Ar (México)

O Homem que não sabia muito (França)

Stavanger (Alemanha)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.