Programa

Redesim deverá ser implantada em Imperatriz

Rede nacional permitirá a simplificação do processo de abertura, alteração e baixa de empresas entre os órgãos envolvidos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Consultor do Sebrae, Iomar Araújo Rodrigues, explica o processo de implantação da Redesim
Consultor do Sebrae, Iomar Araújo Rodrigues, explica o processo de implantação da Redesim (Consultor)

Imperatriz – O Município de Imperatriz está em negociação o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para tratar da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A primeira reunião já aconteceu entre as partes interessadas.

O prefeito Sebastião Madeira (PSDB), Rafael Heringer, representando Governo do Estado; Francisco Jefferson Alves de Sousa, secretário municipal ajunto da Secretaria de Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo); Andre Luis de Albuquerque, delegado da Receita Federal; Capitão Manoel Gonçalves Dias Junior (Corpo de Bombeiros Militar) e a coordenadora da Sala do Empreendedor, Benedita Gonçalves.

O encontro contou, ainda, com a participação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, Francisco Silva Almeida; Valdenice Ribeiro Araujo, representando a Vigilância Sanitária, entre outros.

A Redesim visa permitir a simplificação do processo de abertura, alteração e baixa de empresas entre todos os órgãos envolvidos, integrando-os por meio de uma entrada única de dados e documentos, pela entidade cedente, Junta Comercial do Maranhão (Jucema), entre os dados cadastrais da Prefeitura de Imperatriz e Receitas Federal e estadual, em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.

Avanço - Para o prefeito, o sistema é um avanço para o município de Imperatriz, pois diminuirá a burocracia existente. “O sistema será um avanço para o município, uma vez que o empresário não precisará ficar andando de um lado para o outro na hora de regularizar os registros de sua empresa, reduzindo a burocracia, beneficiando a administração pública, o contribuinte e a população em geral”, disse.

O consultor jurídico do Sebrae, Iomar Araújo Rodrigues, explicou que o sistema beneficiará os empreendedores do município, que tem como objetivo integrar todos os órgão que trabalham com o registro de abertura, baixa e alteração de empresas.

“Essa integração vai trazer como benefício para o empresário, agilidade nos registros, nas baixas e nas alterações simples que seja necessário, de forma simples e desburocratizada”, explicou Rodrigues.

O sistema permitirá, ainda, aos empreendedores emitir diversos documentos como: alvará de localização, funcionamento, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, certidões, inscrições municipais, estaduais e federais.

Nota - A Redesim também emitirá nota fiscal online sem a necessidade de se deslocar a prefeitura ou outros órgãos. Estarão credenciados ao sistema: Corpo de Bombeiros, Jucema, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), contadores e sindicatos.

Na ocasião do encontro para discutir a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios ficou estabelecido o cronograma para a implantação do sistema Empresa Fácil/MA, previsto para os dias 2, 3 e 4 de setembro para o treinamento e capacitação dos servidores que atuarão nessa rede.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.