Mobilização

Estudantes pedem paz em caminhada na Avenida Litorânea

19ª Caminhada da Paz foi realizado ontem pelo Colégio Upaon-Açu e foi aberto ao público; evento reuniu também pais e professores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Estudantes e familiares durante caminhada na Avenida Litorânea
Estudantes e familiares durante caminhada na Avenida Litorânea (Caminhada pela paz)

Alunos, professores e pais se reuniram na manhã de ontem na Avenida Litorânea, durante a 19ª Caminhada da Paz, promovida pela escola Upaon-Açu, em São Luís. O objetivo principal foi promover a interação entre as pessoas, já que ao longo do percurso os participantes encontravam com praticantes de atividades físicas, despertar a cidadania para o convívio em sociedade e para pedir paz. A mobilização iniciou-se às 8h, na Praia de São Marcos.

A filosofia da caminhada é baseada nas práticas de Maria Montessori – idealizadora do método educacional pedagógico utilizado pela escola, e renomada pedagoga Italiana, que defendia, como princípio básico na educação, o respeito às diferenças individuais do aluno e a possibilidade de a criança escolher suas atividades. A iniciativa integra as atividades da escola - como esportes e danças, desenvolvidas na Semana da Paz - realizada em comemoração ao aniversário de Maria Montessori, 31 de agosto, associada ao aniversário de fundação do colégio Upaon-Açu, 1º de setembro, que, neste ano, completa 33 anos de existência.

Integração - Todos os anos a Caminhada da Paz reúne centenas de pessoas, possibilitando a relação entre pai, filhos, escola e sociedade, em um momento de lazer e integração, dando destaque para a tolerância, para o bom convívio e para as boas relações afetivas e sociáveis, tendo a paz e o respeito como elementos principais da ação. “Entendemos que nossos alunos também são agentes de mudança e ensinamos a eles que não basta querer paz. É preciso mudar práticas do nosso dia a dia para que isso ocorra”, disse Camila Balluz, diretora da escola.

O evento, aberto ao público, teve concentração na Praça dos Pescadores, na Avenida Litorânea, com todos vestidos de branco e equipados de faixas. O percurso pela orla foi feito a pé, de patins, skates e bicicletas. À frente, carros de som tocando músicas que falam sobre paz, amor, gentileza e outros sentimentos animavam os participantes.

A relações públicas Lígia Souza levou os dois netos para a caminhada. Segundo ela, a filosofia de paz da escola é também um tema constante em casa. “Em casa, nossa família sempre discute sobre tolerância, sobre cultura de paz. A gente precisa ensinar e incentivar as crianças a serem agentes de paz. Por isso, sempre participamos da caminhada da escola porque é uma atividade que complementa a educação que eles já recebem em casa”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.