Tradição

Devotos pagam promessas para São José em romaria até Ribamar

Longa caminhada começou na noite de sábado e só se encerrou na manhã de ontem; festejo segue até o dia 6 de setembro com missas, novena e outras romarias e procissões

Gisele Carvalho / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Sob a luz da Super Lua que ocorreu no último sábado, 29, milhares de pessoas caminharam da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, até o Santuário de São José de Ribamar, na cidade que leva o nome do santo. A Grande Romaria Caminho de São José, que foi realizada no início do festejo de São José de Ribamar neste ano, foi mais uma vez uma grande demonstração de fé e devoção, principalmente, de muitos romeiros que aproveitaram para pagar suas promessas ao padroeiro do Maranhão.

Foram 25 km percorridos pelo cortejo que seguiu a imagem da Sagrada Família entre os dois municípios da Região Metropolitana, São Luís e São José de Ribamar. Da saída da romaria à chegada a emoção dos fiéis marcou a festa religiosa. Antes da caminhada, os devotos foram abençoados em uma missa de envio da romaria celebrada pelo padre Cláudio Roberto.

Ainda no largo da igreja, na Cohab, muitos se destacavam da multidão pela forma que escolheram de agradecer a São José de Ribamar pela intercessão para que pudessem alcançar suas graças. Para alguns, não era a primeira vez que cumpririam a longa caminhada. Esse foi o caso de Luiza Lobato. São 50 anos de devoção e 16 de romaria. Neste ano, ela fez todo o percurso carregando uma vela que tinha 1m de comprimento e uma pequena imagem da Sagrada Família. “Estou pagando duas promessas. Uma é por ter conseguido um netinho e a outra é pela minha saúde. Passei 20 dias sem comer, dormir e nem levantar da cama. Pedi para meu filho me levar no santuário de São José e fiquei boa. Vim agradecer”, explicou.

Enedina Matos, de 54 anos, participou da romaria para agradecer pela saúde do neto Cleyton Joaquim que tem apenas 4 meses de vida. Ela levou um bebê de cera para agradecer a intercessão de São José. “A médica tinha uma suspeita de que meu neto estava com um crescimento na massa encefálica. Supliquei a Deus para o exame não confirmasse isso e ele me atendeu”, contou.

Além de motivos de saúde, muitas pessoas acompanharam a romaria levando miniaturas de casas e até mesmo de igrejas. Valdicélia Gomes Silva foi uma delas. Ela foi agradecer por ter comprado a casa própria e por ter conseguido um emprego. “Já vinha pedindo há três anos e no ano passado consegui comprar minha casa. Como meu esposo adoeceu, não pude vir no ano passado. Agora, consegui também meu emprego depois de sete anos”, lembrou a técnica de enfermagem.

Emoção - No caminho da romaria, muitas pessoas esperavam em calçadas para acompanhar o cortejo. Os fiéis se concentravam principalmente nas estações da romaria, paradas em pontos estratégicos que representavam a vida de São José, de seu noivado com Maria até sua morte. No total, foram oito estações localizadas na Cohab, Forquilha, Lima Verde, Laranjal, Rio São João, Pindaí, São José dos Índios e Praça Verde.

A forte devoção de quem caminhava ajudou as pessoas a enfrentarem o cansaço físico e completarem o percurso como aconteceu com o eletricista e funcionário público Valdo Pontes Ribeiro. Como a esposa foi curada de um câncer, ele cumpriu a promessa de seguir todo o trajeto com os pés descalços. “A gente tem de usar a fé como a nossa coluna. Se não tiver fé, não existimos. Sempre há tantas tentações e provações no mundo 24 horas. Por isso, devemos pedir forças e pagar pelo milagre do Senhor”, disse.

Para o padre Cláudio Roberto, a fé primeiramente em Deus e a intercessão de São Joséexplica a vontade das pessoas de diversas idades em acompanhar mesmo sendo uma tarefa difícil. “O ato de a pessoa pagar sua promessa significa que aquela pessoa é devota de Deus e acredita que São José pode interceder. Ela fez um pedido e agora vem fazer um gesto dizer que acredita, mostrar a prova e agradecer e louvar a Deus. Tem muitas pessoas caminhando e pagando promessas. Isso é uma prova para nós que Deus continua agindo e nosso santo continua intercedendo”, ressaltou.

Na chegada a São José de Ribamar, os romeiros foram recepcionados com uma santa missa de acolhida. Durante todo o período em que ocorria a romaria, o santuário permaneceu aberto com a celebração de missas.

Santuário completa 100 anos neste ano

Neste ano, o festejo de São José de Ribamar está celebrando os 100 anos de construção do atual santuário que leva o nome do santo. Em março de 1915, teve início a construção da terceira igreja de São José de Ribamar após as tentativas frustradas de construção. À época, a cidade estava em desenvolvimento e os moradores do vilarejo decidiram erguer um templo. Somente quando construída de frente para o mar, a edificação permaneceu de pé.

Para celebrar o marco histórico, o festejo traz o tema “São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, 100 anos de evangelização”. Estão sendo celebradas mais de 50 missas, seis romarias e outras atividades até o dia 6 de setembro. Para dar conta de toda a programação, são dezenas de grupos da igreja santuário trabalhando na organização no festejo ainda de acordo com o padre Cláudio Roberto. “Somos muito agradecidos ao conselho paroquial, que é composto por muitas equipes e grupos que estão trabalhando no festejo. Todo o sucesso dessa festa é graças a eles e a intervenção de São José”, afirmou o reitor do Santuário de São José de Ribamar.

Ontem, após a Grande Romaria Caminho de São José, houve missas pela manhã e tarde e a romaria das crianças. Hoje, as missas serão celebradas às 11h, 15h e 19h.

Mais

Apesar da conotação religiosa que a organização da grande romaria vem destacando e orientando os fiéis a seguir o cortejo, muitas pessoas insistiram em participar ingerindo bebida alcoólica. Enquanto alguns grupos levavam garrafas de vodka e outras bebidas, outros aproveitaram a oportunidade para comercializar as bebidas na carroceria de seus carros ou em bancas improvisadas ao longo do trajeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.