Solidariedade

O Estado fará doação financeira para a Fundação Antonio Brunno

Entidade presta assistência a pessoas com câncer que vêm do interior para tratamento em São Luís; recursos serão oriundos de um caderno especial

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Antônio Lima de Sousa (c) com funcionários e pacientes da casa
Antônio Lima de Sousa (c) com funcionários e pacientes da casa (Doação hospital )

A Fundação Antonio Brunno, entidade localizada na Rua C, Quadra 9, Casa 18, no Planalto Anil II, em São Luís, e que há três anos auxilia pessoas em tratamento de câncer na capital maranhense, será beneficiada com doação financeira a ser ofertada por O Estado. Os recursos que beneficiarão a entidade serão arrecadados com a vendagem do caderno especial, produzido pelo periódico, em homenagem aos 403 anos da cidade.

Atualmente, a fundação atende 48 pacientes, oriundos do interior do estado e que estão em tratamento nos hospitais Aldenora Bello e do Câncer. A entidade tem cinco projetos (Tempo de Aprender I, Arte e Prazer, Donnos da Alegria, Gilvan Valponto e Filhos de Antonio Brunno) voltados para os pacientes, que recebem aulas de informática e participam de oficinas de música, de leitura e entretenimento.

O surgimento da entidade foi de uma "promessa" feita pelo administrador da casa ao seu filho, Antonio Lima Sousa, que faleceu no dia 28 de março de 2011, vítima de câncer e que dá o nome à fundação. "É uma promessa de pai para filho, que lutou até o fim contra uma doença terrível, mas que se sensibilizou com os pacientes, quando estava em tratamento, e decidiu ajudar de alguma forma outras pessoas. Para isso, ele elaborou um projeto e eu, como pai, decidi pôr em prática", afirmou.

Alimentos - A ajuda à entidade, que é filantrópica e não tem nenhum incentivo do poder público por opção do administrador, é necessária para a aquisição de itens básicos, como alimentos e para a colocação de combustível no único veículo da entidade, que transporta os pacientes para os hospitais. Os pacientes assistidos pela fundação são crianças e idosos.

Segundo o administrador da entidade, a meta é quadruplicar, até 2017, a capacidade de atendimento do local e consolidar a mudança da sede (de uma unidade alugada para uma própria). "De acordo com pesquisas feitas pela própria direção, pelo menos cinco por cento dos pacientes que buscam atendimento médico na capital maranhense e que estão acometidas por câncer são assistidas por nossa entidade. A meta é que, com a nova sede, possamos ampliar esse número para, pelo menos, vinte por cento", disse Antonio Lima Sousa.
Além de contar com a ajuda de empresas, a Fundação Antonio Brunno conta com o apoio de populares. Na sexta-feira, dia 28, a entidade recebeu donativos, como colchões e lençóis, frutos de doações. " Quando eu soube do trabalho realizado pela entidade, confesso que me emocionei. Fiquei com vontade de ajudar, de alguma forma. Essa ajuda é mínima, perto do que eles realmente merecem", disse a aposentada Almerinda Araújo, de 80 anos, que doou colchões e lençóis à entidade.

Mais

Quem quiser ajudar a entidade basta ligar para o telefone (98) 3181-0016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.