Pesquisa

História da Medicina em São Luís é contada em livro de historiadora

Livro de Maria de Lourdes Lauande Lacroix será lançado nesta segunda-feira, no Conselho Regional de Medicina

Carla Melo/ Do Alternativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Maria de Lourdes Lacroix realizou a pesquisa
Maria de Lourdes Lacroix realizou a pesquisa (Maria de Lourdes Lacroix)

Depois de quase cinco anos de muitas pesquisas, viagens e conversas a professora e historiadora Maria de Lourdes Lauande Lacroix lança neste segunda-feira, às 19h, no Conselho Regional de Medicina (Renascença), o livro “História da Medicina em São Luís. Médicos, enfermidades e instituições”. O trabalho, produzido de forma independente e impresso pela Alumar, traz, por meio de um viés histórico, fatos que vão desde a realidade da Colônia, passando pelo século XIX, até chegar ao século XX.

A autora tem publicados os livros “Fundação Francesa de São Luís e seus mitos” e “São Luís do Maranhão, corpo e alma”, entre outros.

Dividido em oito capítulos – “Doenças e práticas de cura na época Colonial”, “Epidemias e endemias”, “Hospitais públicos e privados”, “Médicos do século XIX”, “Jovens médicos e novos procedimentos”, “A expansão das especialidades no século XX”, “O ensino superior da medicina em São Luís”, “Do sacerdócio ao mercado” -, o livro traz ainda um índice onomástico e um rico acervo iconográfico. Em entrevista exclusiva a O Estado a professora fala sobre a obra, que tem Coordenação Editorial de Flávio Reis e Projeto Gráfico de Nazareno Almeida e Flávio Reis. A capa é de Nazareno Almeida e Edgar Rocha.

O Estado - Suas últimas pesquisas são sobre a cidade de São Luís. Por que um novo tema?

Maria de Lourdes Lacroix - Continuo estudando a cidade, em outro viés, enfoque circunstancial, como ocorreu em outros trabalhos. O médico coordenador de um Congresso Brasileiro de História da Medicina que iria acontecer em São Luís, em 2012, sugeriu que eu fizesse uma palestra sobre a história da medicina local. Aceitei o desafio, embora “nunca por mares antes navegados”.

O Estado – Qual o enfoque do livro?

Maria de Lourdes Lacroix - Não é uma pesquisa detalhada sobre a questão da saúde, sobre o funcionamento dos hospitais ou o procedimento técnico dos médicos. É um levantamento histórico, mostrando o que foi criado, as instituições e respectivas expansões, as doenças, o ensino local da medicina, seus avanços, entre outros registros.

O Estado - Como a senhora planejou o trabalho?

Maria de Lourdes Lacroix - Comecei pelos primórdios, pelos séculos XVII e XVIII. A época da ausência de médicos e cujas soluções buscadas por nativos, colonos e africanos combinavam práticas empíricas usando vegetais, animais e minerais, associados ao apelo sobrenatural. A população era assistida por jesuítas, curandeiros, curiosos, ervateiros e velhas parteiras. Acompanhei o barbeiro cirurgião, antigos físicos e cirurgiões até as primeiras escolas europeias de medicina, em ininterrupto progresso. No século XIX, observei a atuação de maranhenses de volta da Europa, Rio e Bahia, doutores de outras províncias, portugueses, franceses e ingleses, todos, médicos generalistas, levando suas caixas de botica com medicamentos de urgência para fazer cirurgias, sem anestesia. Médicos que dedicavam parte de seu tempo ao trabalho gratuito em hospitais e filantrópico aos desvalidos, auxiliados pelas irmandades. Aos poucos, as boticas foram substituídas pelas casas de manipulação ou farmácias.

O Estado – E quais as novidades do século XX?

Maria de Lourdes Lacroix - É o século da medicina liberal, do predomínio do médico e das especialidades. Nas primeiras décadas, os jovens clínicos gerais assumiram novos procedimentos com a novidade de alguns aparelhos facilitadores do diagnóstico. Achei por bem ressaltar algumas figuras de muita competência e humanidade, percorrendo a cidade, com suas maletinhas a assistir os doentes, a domicílio ou consultando em salas contíguas às farmácias. Só na década de 1930 chegaram especialistas com seus consultórios, fase em que a demanda compeliu à organização de outros hospitais e clínicas especializadas.

O Estado - A senhora reservou um espaço para ensino da medicina no Maranhão?

Maria de Lourdes Lacroix - Claro. O ensino da medicina em nosso estado foi bastante retardado. Um decreto de abril de 1813 previu a organização de academias médico-cirúrgicas na Bahia, no Rio de Janeiro e no Maranhão, porém somente em 1957, a Igreja Católica fundou a Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão. Em 1966, a Faculdade foi incorporada à Fundação Universidade do Maranhão, tomando nova nomenclatura (UFMA), em 1972.

O Estado - E os problemas?

Maria de Lourdes Lacroix - Nem a expansão do ensino nem a criação de mais hospitais e clínica representaram um ótimo atendimento à clientela. O déficit de leitos e consultórios não atende à população crescida desordenadamente, a tecnologia abriu um abismo entre o médico e o paciente, não há um tratamento humanizado e de boa qualidade pelas próprias circunstâncias adversas também ao próprio médico. Percebemos a profunda modificação nas condições em que se desenvolve a prática da medicina em São Luís.

O Estado - A senhora é a patrona da Feira do Livro de São Luís este ano. Como se sentiu com a homenagem?

Maria de Lourdes Lacroix – Muito feliz, honrada pela homenagem que atribuo à mulher, a professora e à História.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.