Padroeiro do Maranhão

Católicos lavam santuário de São José de Ribamar

Mutirão de limpeza prepara a igreja para receber devotos durante o festejo, que tem início nesta sexta e contará com mais de 50 missas e seis romarias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Devotos fizeram a lavagem do Santuário de São José de Ribamar, um dos últimos preparativos para o festejo em homenagem ao santo. Neste ano, a festa celebra os 100 anos do santuário. A programação do festejo tem início amanhã e contará com mais de 50 missas, seis romarias e deve atrair 500 mil pessoas em 10 dias. Amanhã haverá celebrações de missa, inclusive uma pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário.

Antes da lavagem, os padres Cláudio Roberto, Gutemberg Feitosa e Irailson Barbosa e os membros de vários grupos paroquiais fizeram uma oração pedindo bênçãos a São José para mais uma edição do festejo. Depois, foi a vez da água de um carro-pipa, os produtos de limpeza e a força dos fiéis entrarem em ação para lavar o chão da igreja-santuário.

A lavagem da igreja acontece desde 1958, segundo o pesquisador Antônio Miranda. Foi uma ideia do então vigário geral, o holandês Arnoldo Könning, que convocou os devotos para dar uma solução para a sujeira que se acumulava dentro e no entorno da igreja, pois os fiéis que participavam do festejo se instalavam e dormiam no local durante a programação. A partir de então, a iniciativa coletiva se tornou tradição como um dos últimos preparativos para a festa a São José de Ribamar.

O santuário é a mesma edificação construída há 100 anos, que tem sua história ligada a lendas, que estão escritas no livro do pesquisador Antônio Miranda. "Essa lenda data de 1618, quando os primeiros frades chegaram aqui para fazer a catequese dos índios. A lenda conta que fizeram a igreja de costa para o mar e ela caiu, fizeram de lado e ela caiu de novo.

Quando fizeram de frente para o mar, permaneceu firme. As primeiras igrejas eram de taipa e não tinham alicerce e caíram. Mas foram vários anos até isso acontecer", disse.
Festejo - A programação em homenagem a São José de Ribamar tem início no dia 28 e segue até o dia 6 de setembro. Serão várias missas e os pontos altos do festejo serão as romarias.

A maior delas, a Grande Romaria Caminho de São José, sai da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em direção ao santuário em Ribamar. Ela está prevista para acontecer no dia 29, com concentração às 18h30.

Além disso, há ainda a Romaria das Crianças no dia 30; a romaria marítima no dia 5 de setembro e a procissão de São José de Ribamar pelas ruas da cidade balneária, no dia 6 de setembro. No dia 11 de setembro, será comemorado o aniversário de criação do santuário com celebração dos párocos solidários às 17h no próprio santuário.

Em toda a programação, mais de 500 mil pessoas são esperadas, segundo o padre Cláudio Roberto. A expectativa é grande para mais uma edição. Principalmente por causa do objetivo da festa. "Nosso festejo está se tornando cada vez mais religioso. Nosso objetivo é que fique 100% religioso. É uma vontade do nosso conselho paroquial, dos párocos e do arcebispo de São Luís que o festejo seja mais espiritual, evangelizador, um lugar onde os devotos vêm para pagar suas promessas e encontrar-se com Deus por meio de São José de Ribamar", disse.

De acordo com o coordenador de conselho paroquial, Raimundo Ramos, são 23 grupos e pastorais de movimentos no santuário trabalhando na realização do festejo. "Nossa expectativa também é grande porque nossa igreja vai completar 100 anos de criação. A gente está convocando todos os devotos e romeiros de todo o Maranhão e Brasil para se fazerem presentes", disse.

Neste ano, o festejo tem como tema São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão, 100 anos de evangelização, que faz referência aos 100 anos de construção da igreja matriz do Santuário de Ribamar. Já o lema Família cristã: santuário de fé, esperança e caridade ressalta São José como esposo e pai e a Sagrada Família como modelo para as famílias.

ABERTURA DA PROGRAMAÇÃO
Dia 28/8 - Sexta-feira
5h -
Alvorada, Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus - Moropoia
6h - Santa Missa - Concha Acústica/Padre Iranilson Barbosa
11h - Santa Missa - Concha Acústica/Padre Gutemberg Feitosa
15h - Santa Missa - Santuário - dom José Belisário
17h - Santa Missa - Concha Acústica - Padre Cláudio Roberto
19h - Novena e Santa Missa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.