Acolhimento de crianças

Obra de reforma da Casa da Criança de Imperatriz é concluída

Espaço tem brinquedoteca, biblioteca, parquinho, dormitório, berçário, enfermaria, sala de atendimento psicológico, refeitório, sala da equipe técnica, sala da coordenação, recepção e sanitários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Casa da Criança de Imperatriz está com estrutura adequada para acolher o público-alvo após reforma; 16 abrigados de até 9 anos podem desfrutar de salas personalizadas
Casa da Criança de Imperatriz está com estrutura adequada para acolher o público-alvo após reforma; 16 abrigados de até 9 anos podem desfrutar de salas personalizadas (Casa da Criança)

Imperatriz – A Casa da Criança de Imperatriz está reformada. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com a Vara da Infância e Juventude. Atualmente, o local atende 16 crianças de até 9 anos. Com a reforma, a estrutura ficou mais aconchegante.

A casa oferece o acompanhamento assertivo das crianças que, por motivos diversos, não estão no convívio da família. A Casa da Criança de Imperatriz tem se tornado referência estadual e nacional. A entrega da reforma do imóvel foi realizada na semana passada.

A secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, ressalta que a administração municipal prioriza a criança em todos os aspectos, seja na área social, na educação ou na saúde. De modo que é um reflexo do trabalho da Prefeitura e da Vara da Infância e Juventude em prol das crianças.

“A parceria existente entre o Município e a Vara da Infância e Juventude garantiu a pintura e os reparos da estrutura predial. A reforma durou três meses e transcorreu de forma estratégica para não prejudicar o funcionamento da casa de acolhimento”, destaca a secretária.

Equipe - As crianças que estão abrigadas recebem acompanhamento de uma equipe de profissionais como: assistente social, psicólogo, pedagogo, enfermeira, nutricionista, além de toda a manutenção do abrigo promovido pela Sedes com alimentação diária, transporte escolar e quadro de servidores com cuidadoras, merendeiras, serviços gerais e coordenação trabalhando em um sistema de 24 horas. O Município é quem garante a manutenção dos serviços oferecidos pela Casa da Criança.

A estrutura do imóvel está dividida em espaços como: brinquedoteca, biblioteca, parquinho, dormitórios feminino e masculino, berçário, enfermaria, sala de atendimento psicológico, refeitório, sala da equipe técnica, sala da coordenação, recepção e sanitários adaptados para crianças.

O prédio é da Vara da Infância, mas é mantido pela Prefeitura de Imperatriz com ajuda de parceiros. “Além da Vara da Infância, contamos ainda com a parceria de shoppings, lojas de departamentos, empresas privadas e da comunidade”, acrescenta Míriam Ribeiro.

As crianças abrigadas da casa recebem acompanhamento escolar, médico e nutricional. Participam de cursos profissionalizantes, atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, oficinas, teatro, música e cinema.

Importância - Rosane Chaves, coordenadora da Casa da Criança de Imperatriz, enfatiza a importância do trabalho desenvolvido pela casa. “Imperatriz tem sido referência no cuidado aos menores. Só esse ano já foram realizadas seis adoções de internos por famílias de diversas partes do Brasil”.

Como exemplo, a coordenadora acrescenta: “Na semana passada estivemos acompanhando um casal do Rio Grande do Sul que conseguiu adotar uma menina de 1 ano ". Para o prefeito Sebastião Madeira (PSDB), o cuidado com a Casa da Criança é um orgulho.

Mais

A Casa da Criança de Imperatriz tem uma nova maneira de encarar a questão do acolhimento e visa o tratamento de qualidade, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dispõe que nenhuma criança pode ingressar ou sair de uma instituição de acolhimento sem ordem judicial, e que o juiz tem a obrigação de, pelo menos semestralmente, fazer uma reavaliação da criança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.