Educação no campo

Estão abertas as inscrições para o Pronacampo

Programa visa fortalecer a capacidade produtiva e gerencial no campo com oferta de cursos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

As inscrições para o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) estão abertas. Os interessados devem procurar as delegacias do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) para se informar sobre os cursos disponíveis no seu estado e verificar a possibilidade de vaga para o semestre. As delegacias fazem a pré-matrícula. Os alunos terão até sete dias para ir à instituição de ensino e confirmar a matrícula.

Os Institutos Federais, as escolas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) oferecem os cursos em todo o país.

O Pronacampo é do Ministério da Educação (MEC), e faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas são ofertadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), com apoio do MDA.

O público-alvo são agricultores e agricultoras familiares, jovens, povos e comunidades tradicionais, assalariados e assentados da reforma agrária. A metodologia do programa intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo.

O Pronatec Campo visa fortalecer a capacidade produtiva e gerencial no campo com ampla oferta de cursos para os diferentes públicos do meio rural. Neste segundo semestre o programa oferece 15.930 vagas para 695 cursos de educação profissional e tecnológica.

Se sobrar vagas, as turmas serão abertas para inscrição online e qualquer pessoa poderá se inscrever nas vagas remanescentes pelo portal do Pronatec do MEC, no prazo de 10 dias antes do início do curso.

Mais

Do total, 12.635 vagas são destinadas a 545 cursos que compõem o eixo Recursos Naturais, como agricultura orgânica e de base agroecológica; 1.180 vagas são para cursos voltados para o desenvolvimento cooperativista e o planejamento, promoção e controle de produção; e 1.580 vagas para 77 cursos no eixo Produção Alimentícia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.