Caso Lidiane Leite

Equipe de O Estado sofre ameaça em Bom Jardim ao tentar entrevistar secretário

Homem que se diz funcionário da Prefeitura afirmou que vai “achar” os jornalistas se imagens forem publicadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Paulo Montel afirmou ser porta-voz da secretaria de finanças de Bom Jardim
Paulo Montel afirmou ser porta-voz da secretaria de finanças de Bom Jardim

Na cidade de Bom Jardim para fazer a cobertura sobre a avalanche de corrupção que foi descoberta pela Polícia Federal na operação Éden e que, até agora, culminou com a prisão de duas pessoas -, o ex-secretário de Agricultura do município, Antônio Cesarino, e o ex-secretário de Assuntos Políticos, Beto Rocha -, a equipe de O Estado sofreu ameaças de um homem que se identificou como porta-voz da secretaria de administração e finanças. Paulo Montel tentou intimidar o repórter da editoria de Política, Gilberto Leda, e o fotografo Biaman Prado. A prefeita Lidiane Leite (PRB) continua foragida e é procurada pela PF.

A equipe de O Estado se dirigiu até a secretaria para tentar ouvir o secretário de finanças, Dal Adler de Castro. Os jornalistas queriam saber do secretário se o vencimento dos servidores públicos ficaria afetado após o esfacelamento do legislativo municipal, grande temor de várias pessoas na cidade. Ao tentar falar com Adler, eles foram coagidos pelo homem que, por várias vezes, pediu para não ser filmado e não permitiu a entrevista. De forma evasiva, ele tentou desconversar e pediu a retirada dos profissionais, além de exigir também o desligamento da câmera do repórter fotográfico. Já com o aparelho desligado, Montel afirmou que iria “achar” os dois jornalistas se as imagens fossem publicadas. “Ele nos ameaçou. Falou que iria nos ‘achar’ se publicássemos as imagens”, contou Leda.

O clima de apreensão em Bom Jardim é grande e as reclamações são muitas. Alguns funcionários reclamam de mais de dois meses de atrasos nos vencimentos. Funcionário da Secretaria de Saúde, Raimundo Linhares afirmou não saber qual será seu futuro. O servidor disse que o descaso é tão grande que até o fardamento que ele usa ainda é o da administração passada. “Ainda hoje a farda é da gestão passada”, disse em entrevista a O Estado.

Raimundo Linhares, funcionário da Secretaria de Saúde de Bom Jardim, reclama do descaso da prefeitura
Raimundo Linhares, funcionário da Secretaria de Saúde de Bom Jardim, reclama do descaso da prefeitura

Caminhando pelas ruas da cidade, os jornalistas são parados a todo momento por pessoas tentando fazer reclamações.

Entenda o caso – A prefeita Lidiane Leite é investigada desde o início do ano pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP), pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) por suspeita de desvios de verbas da merenda escolar, da reforma de escolas, do Fundeb e do Pnae.

A PF estima que os desvio de verba pública na Prefeitura de Bom Jardim pode chegar a R$ 15 milhões. Segundo o superintendente da PF, Alexandre Saraiva, as investigações tiveram início após denúncias da oposição e também de agricultores que foram cadastrados para fornecer alimentos para as escolas municipais.

Segundo a PF, a Prefeitura pagava o fornecimento de alimentos - mesmo sem esses terem sido fornecidos - mas membros da gestão da prefeita Lidiane Leite é que sacavam na "boca do caixa" os valores supostamente depositados para os agricultores.

A Polícia Federal disse que somente neste esquema foram desviados cerca de R$ 1 milhão dos cofres da Prefeitura de Bom Jardim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.