Sociedade

Coluna PH

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
ERASMO CARLOS, Wanderléa e Roberto Carlos no lançamento da Jovem Guarda, o movimento definidor  da cultura adolescente no Brasil
ERASMO CARLOS, Wanderléa e Roberto Carlos no lançamento da Jovem Guarda, o movimento definidor da cultura adolescente no Brasil (Jovem Guarda)

O movimento Jovem Guarda 50 anos depois​

1 - Quem é da minha geração viveu sábado, com toda certeza, um momento do mais puro saudosismo, 50 anos depois daquela tarde de domingo em que entrava no ar o primeiro programa da televisão brasileira feito para jovens: Jovem Guarda. Que onda.
Todo domingo à tarde era sempre igual: a mãe lavava a louça, a criançada brincava na rua, o pai assistia ao futebol na TV e quem não era uma coisa nem outra estava às voltas com os outros de sua idade, respeitosamente trocando olhares em frente aos portões das casas. Até que em um domingo, 22 de agosto de 1965, não teve futebol e, então, tudo mudou.
A Jovem Guarda é a beatlemania no Brasil. Pelo menos é assim que o escritor Marcelo Fróes define o movimento. Ele é autor do livro Jovem Guarda – Em Ritmo de Aventura, que conta muitas das histórias daquele que foi o movimento definidor da cultura adolescente no Brasil.

2 - Por um desentendimento entre a TV Record e as entidades responsáveis pelos campeonatos de futebol em São Paulo, a emissora foi proibida de transmitir as partidas e, com um buraco na programação, enxergou naquela rapaziada – que já começava a levantar do banquinho e a soltar o violão (e os quadris) – uma grande oportunidade de negócio.
– O alto-astral era a grande moeda. Antes, tinha o samba-canção, músicas mais tristes. O único momento feliz era no Carnaval. Fora isso, era a música romântica. Mas a Jovem Guarda trouxe um elemento de frescor e, pela primeira vez, o público jovem foi impelido a consumir – explica Fróes.

3 - Como os Beatles representaram uma virada no mercado fonográfico e de marketing para jovens na Inglaterra e no mundo, o programa, seus apresentadores titulares – Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa – e toda a cena do iê-iê-iê – Jerry Adriani, Martinha, Sérgio Reis, Agnaldo Rayol e mais um sem-número de rostos, vozes e grupos – foram o estopim para a formação de uma homogeneidade da identidade jovem no Brasil.
Eles fizeram essa virada de consumo e comportamento acontecer por aqui.

4 - É verdade também que a própria bossa nova já tentava atualizar e arejar a música brasileira, apesar de ter um acento de cool jazz. E a Jovem Guarda também estava acontecendo: o rock brasileiro olha para Paul Anka, Neil Sedaka e outros, olha para trás, tentando gerar uma música pop brasileira muito espelhada no rock americano e italiano.
Antes de chegar em 1965, quando acontece esse fenômeno mercadológico e de publicidade, Roberto Carlos, Carlos Imperial e outros já vinham tentando atualizar o pop nacional.
A música tinha, sim, ecos do rock e pop dos EUA, da Inglaterra e da Itália, principalmente, mas as letras, os temas e as atitudes tinham muito de tupiniquim.
Assim, tomava forma um movimento que dava ares desde Celly Campelo, com seu Estúpido Cupido (1960), e que, mesmo depois do fim do programa, em 1968, seguiu produzindo frutos não só em São Paulo, mas no Brasil inteiro.

5 - Como eu também faço parte dessa história, não como artista, mas ter sido jovem em plena ebulição da Jovem Guarda, algumas músicas marcaram a minha vida – e creio que de muita gente que fez a travessia dos anos 1960.
Exemplo: Quero que Vá Tudo pro Inferno (Roberto Carlos). É a primeira do disco Jovem Guarda, do Roberto Carlos. Pode Vir Quente que Eu Estou Fervendo (Erasmo Carlos) e É Tempo do Amor (Wanderléa) – essa a santíssima trindade da Jovem Guarda.
Outros sucessos que ninguém esquece: Você Pediu e Eu Já Vou Daqui (Antonio Marcos), O Pão (Reginaldo Rossi), A Volta (Os Vips), Coração de Papel (Sérgio Reis), Meu Bem (Ronnie Von), Meu Bem Não me Quer (Renato e seus Blue Caps), O Bom (Eduardo Araújo).
Ou seja, não se pode fazer uma lista dos maiores sucessos da Jovem Guarda sem citar essas dez.

Salve a data
No correio eletrônico das figuras mais badaladas da sociedade maranhense já começou a chegar o aviso para salvar a data de 25 de novembro de 2015, uma quarta-feira com noite de Lua Cheia.
É nesse ambiente luminoso que vamos realizar, com muito charme e glamour, o maior evento do fim de ano nesta Capital: o Grande Gala de Novembro.
Na edição 2015 dessa confraternização, vamos comemorar os 35 anos do caderno PH Revista e o início do 36º ano de circulação desse que é o mais antigo caderno sociocultural da imprensa brasileira.
Em tempo: como não poderia ser diferente, Teresa Martins já começou a elaborar a lista dos convidados e na segunda quinzena de setembro começa a fazer as confirmações, que deverão ser respondidas até o dia 25 de outubro.

Divisão
A denúncia da Procuradoria-geral da República ao STF contra Eduardo Cunha provoca uma divisão dentro da Câmara dos Deputados.
A partir de hoje, o grupo a favor da renúncia de Cunha da presidência da Casa começará a se mobilizar para conseguir o maior número possível de apoiadores. Nessa missão, a pressão da opinião pública será fundamental. Deputados começarão a ser cobrados em suas bases sobre a situação do presidente da Câmara. Afinal, como alguém acusado de ter usado a própria igreja para lavar dinheiro de propina terá legitimidade para levar adiante votações em plenário?
Cunha, no entanto, conta com a sua tropa de choque e não vai renunciar.
O STF ainda precisa dizer se o peemedebista será réu ou não. Até lá, o que vale é a briga política desses dois grupos. Quem perde, é a Câmara, que se desmoraliza mais ainda.

Democratização I
Repercutiu também em São Luís a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, da proposta de emenda à Constituição que democratiza as eleições para cargos diretivos dos tribunais de Justiça estaduais, considerada uma das principais bandeiras da magistratura brasileira.
A PEC pretende dar a todos os desembargadores o direito de disputar a administração das cortes de Justiça do país.
Atualmente, somente os mais antigos podem exercer tais funções. E assim mesmo pelo sistema de rodízio.

Democratização II
Outro avanço foi permitir a todos os juízes participarem da votação nas escolhas dos dirigentes dos tribunais.
O processo eleitoral não é de interesse só dos juízes, uma vez que define o comando de um dos Poderes do Estado. A ampliação do debate interno e o comprometimento da classe tendem a trazer benefícios institucionais.
Nicole Barr, uma menina de apenas 12 anos, que vive em uma comunidade nômade na Inglaterra, conseguiu a proeza de ter uma pontuação maior no teste de QI do que os gênios Albert Einstein e Stephen Hawking. Nicole conseguiu 162 pontos, dois acima dos gênios citados e de Steve Jobs, que também tinha 160 pontos.

Trivial Variado

Deputados em primeiro mandato que foram cobrar do governo a liberação de emendas receberam o seguinte aviso: não está descartado um novo contingenciamento do orçamento. A verba, portanto, é cada vez mais curta.

Pesquisa identifica relação direta entre dinheiro e felicidade. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, cada vez que a renda das pessoas dobra, o entusiasmo com a própria vida sobe 15%.

Para muita gente, o país decididamente entrou em crise a partir da divulgação desta notícia: a produção de cerveja caiu 7,2% em um ano.

Enquanto decide se coloca ou não mais um stent para desobstruir as coronárias, o desembargador aposentado Fernando Belfort foi almoçar com Elildes, domingo, no Armazém do Chef.

De um leitor revoltado: “Está tudo errado! A elite faz protesto no domingo e os ‘trabalhadores’ na quinta-feira!!!”.

Dona de uma grande clientela no Maranhão, a talentosa designer de joias Carla Amorim, de Brasília, acaba de lançar mais uma belíssima coleção intitulada “Romance”.

Sabrina Sato, Zezé di Camargo e Luciano e Neymar serão as grandes atrações de hoje, no programa Xuxa Meneghel que vai ao ar às 22h30 pela Rede Record. Fica a dica.

Equívoco

Uma troca de e-mails desta coluna com o fotógrafo Ayrton Valle terminou causando um grande equívoco na edição de domingo passado do PH Revista. A jovem da capa é, na verdade, Isadora Rodrigues, Miss Maranhão Juvenil 2013 (foto), e não Isadora Amorim, Miss Maranhão 2015, que vai representar o nosso estado no Miss Brasil 2015. Em comum, além de o prenome ser o mesmo e ambas possuírem faixas de Miss Maranhão, é que as duas são lindas.

A volta triunfal do delicioso estrogonofe

É bom recordar: nas festas da São Luís dos anos 1960 – e até mesmo da década seguinte – um prato que não podia faltar no menu era o estrogonofe. Originário da culinária russa, composto de cubos de carne bovina, de frango ou de camarão, o prato dá nome a um festival que acontece no próximo dia 26, em Florianópolis, para o qual já estão confirmados 35 chefs que apresentarão suas receitas feitas com grande carinho colocando o coração no fogão. Eis aí uma boa ideia para um festival idêntico em São Luís!

De relance

LI NUMA crônica social do jornal O Globo que, após o casamento de Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) na novela Babilônia, aumentaram as encomendas de bolo por casais gays. Aqui ocorre a mesma coisa. As boleiras salientam que é o casal de mulheres que prefere as noivinhas no bolo, a partir de sua foto. Os homens, não. Preferem um bolo com gravatinhas borboleta, iguais às dos noivos e dos convidados, na mesma cor.

PARCERIA com mais de 10 anos, a Melissa e os Irmãos Campana acabam de lançar duas flats para o verão 2016. Os designers conjugaram arte barroca romana e tropicalidade brasileira para criar a minicoleção. “A ideia era criar uma linguagem orgânica entre a tradição de uma cultura e o olhar de um país novo”, afirmam Fernando e Humberto Campana a respeito da linha Barroca.

TEM MAIS: as sapatilhas e rasteiras misturam elementos típicos do rococó europeu – arranjos florais, anjos e asas – com animais como lagartos e pássaros, que remetem à fauna do Brasil.

A PROJEÇÃO é da CNN: em 2050, o Brasil terá caído duas posições no ranking dos países mais populosos do mundo. Hoje é o quinto, atrás da China, da Índia, dos EUA e da Indonésia. Em 35 anos, será ultrapassado pela Nigéria e pelo Paquistão.

OS BANCOS são os grandes vilões nesta época de financeirização da economia mundial. Em alguns países, como o Brasil, as taxas de juros são de matar qualquer tomador. Pela mídia são nossos amigos e aliados. Chegam a trabalhar 30 horas pelo cliente. Suas propagandas têm grande componente emocional, como aquela do dia dos pais, recentemente.

EM TEMPO: na verdade, eles arrasam países, governos, empresas e pessoas. São os vampiros modernos. São eles os responsáveis pela desestruturação da economia internacional. Ainda veremos muitos conflitos regionais por causa desta insaciável ganância.

PESQUISA realizada pelo projeto Volt Data Lab junto a 53 empresas de comunicação revelou que foram demitidos no Brasil 1.103 jornalistas entre 2012 e agosto de 2015. É uma média de quase 35 profissionais sem emprego a cada mês. O jornalismo não está em extinção, mas vai ter que se reinventar.

AUMENTA a demanda por produtos orgânicos em festas de casamento e eventos executivos. Mas não basta que a comidinha seja sem o veneno dos agrotóxicos – os convidados perguntam a procedência dos produtos e se interessam em saber detalhes. Por baixo, o próspero segmento fatura algo em torno de R$ 50 milhões por ano na região, segundo estimativas das agências reguladoras da florescente cultura dos orgânicos.

O SUPERIOR Tribunal de Justiça decidiu que a companheira tem direito a dividir seguro de vida com a esposa separada de fato. Seguindo esse entendimento, em decisão unânime, o colegiado reduziu para 25% do capital segurado a indenização a ser paga à companheira, 25% à esposa e 50% aos filhos.

DOMINGO, no almoço do restaurante Manu, a presença do bem sucedido empresário Edney Viégas (dono das óticas Veja e franqueado das óticas Diniz em várias cidades do Norte do país) acompanhado da esposa Lindalva e da bela filha Waléria Letícia.

DE SÓCRATES: “Um rosto bonito vale uma passagem para o deleite, uma alma bonita, vale um bilhete para a eternidade.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.