Sociedade

Coluna PH

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
(Encontro de três amigos)

Click

ENCONTRO DE TRÊS GRANDES AMIGOS em noite festiva de confraternizações: o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca, o veterano advogado Kleber Moreira, e o desembargador federal aposentado do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, Alberto Tavares Vieira da Silva. O Ministro esteve recentemente em São Luis para palestrar no encerramento do I Congresso de Processo Civil da OAB do Maranhão.

Clima de festa no CREA nos próximos dias

O CREA-MA viverá clima de festa nos próximos 20 dias. Nesta segunda-feira, dia 24, reúne a comunidade funcional e de engenheiros, seus afiliados, para apresentar os veículos que ganhou do congênere paulista para reativar o serviço de fiscalização em todo o Estado. A doação representa presente antecipado de aniversário, pois a 8 de setembro o órgão completará 42 anos de sua condição de conselho regional. Comemoração que só acontecerá dia 10, por causa da coincidência da data oficial com o aniversário da Cidade de São Luís – 403 anos.

Ficar ou não I
Mesmo consistente, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, por acusações de envolvimento em corrupção na Petrobras, não chega a se constituir num impedimento para sua permanência no cargo.
Ainda assim, se for aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o país passará a contar com um réu em processo criminal como o terceiro na hierarquia da República.
Por isso, o parlamentar deveria atender aos apelos de vozes sensatas dentro e fora do Congresso para se afastar do cargo, sem prejuízo de seu amplo direito à defesa.

Ficar ou não II
Alicerçado em uma tropa de lideranças que se encontram em situação similar a dele, o presidente tem sido útil ainda à oposição.
O próprio Cunha tem dito ter em conta 166 companheiros de plenário que possuem problema judicial como ele e 36 figuram como réus em processos em tramitação.
Ou seja: já deu o recado, traduzido nas palavras do líder da minoria, Bruno Araújo, antes mesmo que a denúncia fosse feita. “Uma eventual denúncia e vai acontecer significa que o pleno precisa se reunir para recebê-la. Depois disso, além de Cunha, outros parlamentares, deputados e senadores já respondem ação penal. É preciso saber qual o tratamento que a Câmara e o Senado dá a todos aqueles que o fazem”.
Resta saber se a oposição, que tem defendido a saída de Dilma, também vai engrossar o coro pela de Cunha.

Diplomação
O ex-deputado federal César Bandeira vive, neste fim de semana, em Vitorino Freire, mais um momento de grande emoção.
Em grande solenidade realizada ontem naquela cidade, ele entregou mais de 100 diplomas a jovens que colaram grau em Pedagogia.
Vale destacar que os novos profissionais da educação moram em Vitorino Freire ou em cidades vizinhas.
Resultado: mais de dez prefeitos da região foram prestigiar a cerimônia festiva que prosseguiu com festa para mais de duas mil pessoas.

Sem crise
O faturamento total do segmento de resorts no País cresceu 33,4% este ano, em comparação a 2013.
A pesquisa Hotelaria em Números, da consultoria internacional JLL, mostrou que a Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil recebeu visitantes de 203 nacionalidades, influenciou diretamente o resultado.
Outro ponto a favor foi a desvalorização do real em relação ao dólar, fato que tornou o Brasil um destino mais competitivo.
Estudo ouviu 460 hotéis, resorts e flats, inclusive no Maranhão.

No Kitaro
A Justiça assinou o ponto, ontem, na hora do almoço, marcando presença no charmoso restaurante Kitaro, de José Iran Wanderley, no São Luís Shopping.
Exemplo: os desembargadores Nelma Sarney e Ricardo Duailibe comandavam, cada um, as mesas mais concorridas da tarde.
A corregedora era vista ao lado da filha Alina e de parte do seu staff na Corregedoria Geral da Justiça. Já Ricardo, participava da comemoração de aniversário de um de seus assessores.
Também por lá, Chames Maluf Braid e a arquiteta Isabela Murad.

De relance

A CADEIRA de presidente da Câmara Federal parece que é amaldiçoada. Sentaram nela, e depois foram acusados de “malfeitos”, os deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), João Paulo Cunha (PT-SP), Severino Cavalcanti (PP-PE) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Este último, denunciado agora ao STF pelo Ministério Público Federal.

AGORA, Eduardo Cunha, que desfilava pelos corredores da Câmara com um séquito de bajuladores, inclusive do Maranhão, saberá quem são os seus verdadeiros amigos. Com o pernambucano Severino Cavalcanti também foi assim. Eleito, tinha dificuldade para andar na Casa. Quando caiu em desgraça, os “amigos” sumiram.

AS NOVIDADES para o verão 2016 no quesito beleza serão o tema central do evento Top Beauty Trends, que acontece no próximo dia 26, no São Luís Shopping. A programação terá ainda uma dinâmica de maquiagem com a maquiadora, apresentadora e blogger Thadna Azevedo, degustação de maquiagens da Contém 1g e um desfile lúdico da marca Clube Melissa.

O SERVIÇO de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA) e a Secretaria Estadual de Igualdade Racial (Seir) começaram a articular uma parceria para trabalhar o empreendedorismo afro no Maranhão. O diretor superintendente do Sebrae, João Martins, recebeu o secretário estadual de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, na unidade do Sebrae da Praça Pedro II para iniciar as articulações para a futura parceria.

UM GRUPO de taxistas cercou um carro particular no bairro do Renascença, por conta de uma pequena colisão. A pressão era para evitar que o sujeito saísse do local. Por sorte, nada de mais grave aconteceu. Imagina só o que esperar da turma quando o Uber, aplicativo que permite contratar um motorista e veículo online, entrar em operação por aqui. Aliás, que bom seria se toda esta capacidade de mobilização dos taxistas existisse na hora em que mais se precisa deles.

OS MARQUETEIROS de Dilma Rousseff acharam o que consideram a palavra certa para denominar o atual momento político e econômico: travessia. Dilma, o ex-presidente Lula e os ministros estão proibidos de mencionar o termo “crise”. “Juntos acharemos um caminho para a travessia”, tem afirmado Lula em encontros com políticos e empresários. Os especialistas em marketing esqueceram de um detalhe: o povo está com o governo atravessado na garganta.

A MUDANÇA no comportamento da população, cada vez mais atenta às questões de saúde, modificou também o perfil do público das academias. Na direção do mercado, as empresas investem em novas estratégias, entre elas o foco maior em públicos específicos como idosos e gestantes. Já são muitas as Academias em São Luís que oferecem acompanhamento especial para esses grupos com professores especializados.

O SISTEMA Fiema, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), inaugurou no dia 20 de agosto, em Barreirinhas, porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, mais uma unidade do Sesi Indústria do Conhecimento. A unidade é um centro multimeio com 100m², formado por biblioteca, CDteca, DVDteca, gibiteca e computadores conectados à internet, destinados a disseminar informação e cultura dentro do Estado.

PINTADA num muro e circulando pelas redes sociais, a frase da filósofa e economista marxista Rosa Luxemburgo, mundialmente conhecida pelas ideias e pela militância revolucionária: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

Trivial Variado

Os assaltantes não estão poupando ninguém. Imaginem que no fim de semana, em Brasília, um casal recém-casado da cidade foi vítima no dia da cerimônia. Roubaram tudinho da casa, até os presentes e malas da lua de mel.

E a travessia de Ciro Gomes para o PDT tem sido vista com bom humor pelos novos colegas de legenda que ele terá. “Eu só sei que as reuniões da executiva, agora, ficarão muito mais animadas”, sapeca um deputado federal do partido.

Presença muito festejada, quinta-feira à noite no restaurante Cabana do Sol, o padre Sander Patalo agora está morando no Pará.

Era absolutamente previsível que o ato em defesa do governo Dilma Rousseff seria um fiasco em todas as capitais dos estados brasileiros.

Fernando Collor de Mello, quem diria, pode ser cassado de novo pela prática do mesmo crime: corrupção. Caiu em 92, levantou-se em 2006 (senador por AL) e está prestar a cair de novo.

Tome nota: o comércio eletrônico deve crescer 15% este ano. Os números foram divulgados pela E-bit com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

No seu programa em rede nacional de rádio e TV, o PDT demonstrou que, quanto ao governo federal, segue sentado em cima do muro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.