Alerta

Mais de 36% das maranhenses entre 50 e 69 anos nunca fizeram o exame de mamografia

Dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgados hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Mais de 36 das mulheres maranhenses entre 50 e 69 anos de idade nunca fizeram, até 2013, o exame de mamografia.O dado está na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento foi feito em parceria com o Ministério da Saúde para ampliar o conhecimento sobre as características de saúde das brasileiras, que são maioria na população (51,9%) e as principais usuárias dos serviços de saúde.

O Maranhão está entre os estados com maiores números de mulheres que nunca tinham feito o exame de mamografia nesta faixa etária. No Nordeste, o estado e também o Ceará aparecem com maiores índices, acima de 36,10%.

Números divulgados pelo IBGE
Números divulgados pelo IBGE

Brasil - No Brasil, cerca de 60% das mulheres brasileiras entre 50 e 69 anos de idade fizeram mamografia em 2013. Os dados são relativos a mamografias feitas até dois anos antes da pesquisa e revelam que a realização do exame – para detectar câncer de mama – foi mais frequente entre mulheres brancas (66,2%) do que pretas (54,2%) e pardas (52,9%) e mais frequente entre aquelas com ensino superior completo (80,9%), do que entre mulheres sem instrução ou com ensino fundamental completo (50,9%).

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, o acesso ao exame melhorou muito no país nos últimos anos, mas ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 70% das mulheres nessa faixa etária fazerem a mamografia periodicamente.

No mundo, o câncer de mama situa-se entre as primeiras causas de morte por câncer em mulheres. Até o momento, não existem medidas de prevenção primárias à doença devido à variação dos fatores de risco e às características genéticas envolvidas em sua etiologia. Entretanto, estudos indicam que é possível reduzir o risco do câncer de mama com mudanças de hábitos, como redução do tabagismo, álcool, sedentarismo e obesidade. A mamografia permite a detecção precoce desse tipo de câncer, ao

Mamografia: o que é?

Exame radiológico que permite visualizar imagens de caroços, nódulos, calcificações ou tumores nas mamas. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama no Brasil, a faixa etária de cobertura do exame é de 50 a 69 anos, sendo recomendada sua realização a cada 3 anos, ou conforme recomendação médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.