Data

Dia do Maçom será comemorado hoje com atividades em São Luís

De acordo com a Grande Loja Maçônica, vão ocorrer diversas ações internas na instituição com os seus integrantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Ubiratan Castro, grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Maranhão
Ubiratan Castro, grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Maranhão (maçonaria)

O Dia do Maçom é comemorado hoje, 20. Para marcar a data, a Grande Loja Maçônica do Maranhão promoverá, durante todo o dia, atividades internas na instituição (rua 44, casa 59, bairro Bequimão). Também acontecerá, no dia 20 do próximo mês, uma grande ação social no município maranhense de Belágua.

Na ocasião, deverão ser realizados até 200 mil atendimentos – segundo os organizadores – com a colaboração de pelo menos 2.500 voluntários. Ainda de acordo com a direção da Grande Loja Maçônica, o público terá condições de conhecer um pouco mais, sobre a Maçonaria.

De acordo com o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Maranhão, Ubiratan Castro, há muitos maçons envolvidos na política, reforçando a importância da maçonaria na sociedade. “Atualmente o vice-presidente da República, Michel Temer, muitos governadores de estado, senadores, deputados e uma infinidade de prefeitos são maçons em todo o Brasil”, disse.

Ainda segundo ele, a Maçonaria vai continuar com a sua influência em todos os assuntos que dizem respeito aos destinos do país e o mundo. “Tornar feliz a humanidade é promover mudanças significativas na vida das pessoas, lutar por saúde, educação e segurança, esse tem sido o nosso trabalho há séculos em todo o mundo da maçonaria, e vai continuar com a proteção do Grande Arquiteto do Universo, Deus de amor e bondade”, afirmou.

Trajetória- A Maçonaria é uma instituição iniciática, filosófica, educativa e progressista, estando presente em 174 países e sendo, de acordo com alguns historiadores, uma das instituições mais influentes do mundo. A Maçonaria Europeia é a mais conversadora de todas, ao passo que a Maçonaria Americana é a mais envolvida em questões políticas. Todas as potências maçônicas de um modo geral têm como referência a Grande Loja Unida da Inglaterra.

No Brasil, se comemora o dia 20 de agosto como Dia do Maçom, pois, de acordo com a história, no dia 20 de agosto de 1822, em uma reunião maçônica com a presença de Dom Pedro I, foi colocada em pauta a Proclamação da Independência, aprovada por todos os presentes e ratificada por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, junto a colina na cidade de São Paulo.

Os maçons se reúnem em lojas maçônicas (há milhares delas por todo o mundo). A união das lojas maçônicas forma uma grande loja. No Brasil, tem-se, por exemplo: a Grande Loja Maçônica do Estado de Santa Catarina, a Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná, entre outras, que totalizam 27 grandes lojas, nos 26 estados e o Distrito Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.