Sem água

Caema acusa empreiteira da Cemar de romper adutora do Italuís

Um serviço realizado pela construtora Bravo perfurou tubulação do Sistema Italuís, segundo nota do Governo do Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Obras de entrega da adutora deverão ser concluídas apenas em novembro deste an
Obras de entrega da adutora deverão ser concluídas apenas em novembro deste an (Adutora italuis )

O Governo do Maranhão, representando a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), informou, por meio de nota encaminhada ontem a O Estado, que, durante a noite de terça-feira, dia 18, um serviço realizado pela construtora Bravo, contratada pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), perfurou uma adutora de 700 milímetros do Sistema Italuís, nas proximidades do viaduto do Café. Por causa do dano, o abastecimento de água para as regiões da Cohab, Cohatrac e adjacências foi suspenso.

Ainda de acordo com a nota, a "adutora rompida é responsável pelo transporte de água do sistema Paciência para os reservatórios localizados no Outeiro da Cruz", bairro próximo ao local do serviço onde aconteceu o rompimento. O Governo informou também que os trabalhos de conserto do vazamento foram concluídos às 13h de ontem, com o sistema voltando a funcionar normalmente em seguida.

Por meio da assessoria de comunicação, a Cemar confirmou a veracidade do fato e informou que, em seguida, tomou as providências necessárias para solucionar o problema, o que incluiu assistência à Caema para a execução do conserto do trecho da adutora danificado. Ainda segundo a assessoria da Cemar, a empresa de distribuição de energia elétrica "não tinha conhecimento de que no local do serviço havia um trecho da adutora".

A Cemar esclareceu ainda que no trecho está sendo construída uma nova subestação para distribuição de energia a bairros da cidade. A empresa informou também que a responsabilidade sobre qualquer dano é da "própria companhia", não se estendendo, neste caso, à construtora Bravo.
Além deste dano, somente este mês, a população ludovicense já enfrentou outros dois rompimentos no sistema de abastecimento de água na cidade. No dia 2, pelo menos 93 bairros da capital maranhense permaneceram, por mais de 72 horas, sem o fornecimento de água, em virtude de problemas na encanação.

Já no dia 10 do mesmo mês, outro rompimento na adutora, mais precisamente no km 32 da BR-135, foi registrado. De acordo com a Caema, na ocasião, foi necessário interromper o fluxo de água para a capital maranhense para facilitar a execução dos serviços.

Solução - Uma solução para minimizar o problema de abastecimento de água na capital maranhense é a entrega da nova adutora do Sistema Italuís. Na edição do dia 4 deste mês, O Estado informou que as obras de entrega da adutora deverão ser concluídas apenas em novembro deste ano. Ainda de acordo com cronograma, divulgado previamente pelo Governo do Maranhão - responsável pelas obras - os serviços deveriam ter sido finalizados em março deste ano, mas problemas com a construtora responsável não permitiram o cumprimento do prazo.

Atualmente, a vazão da adutora é de aproximadamente, conforme dados técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), 1,8 metros cúbicos por segundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.