Sala do Empreendedor

Município de Guimarães e região inauguram Sala do Empreendedor com festa

A 47ª unidade de atendimento do Sebrae no Maranhão deverá ajudar no fortalecimento da economia local; espaço visa a desburocratização

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
A prefeita Nilce Farias e o superintendente do Sebrae João Martins e demais autoridades inauguram Sala do Empreendedor
A prefeita Nilce Farias e o superintendente do Sebrae João Martins e demais autoridades inauguram Sala do Empreendedor (A prefeita)

Guimarães - Empresários de micro e pequenas empresas (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEIs) de Guimarães já podem contar com uma Sala do Empreendedor no município, espaço que visa facilitar e desburocratizar processos referentes à atividade empresarial.

A sala, que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, será mais um ponto de atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no município e contará com dois Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), capacitados pela instituição, para ajudar na promoção da cultura empreendedora entre os vimarenses.

Com a inauguração em Guimarães, o Maranhão passa a contar com 47 Salas do Empreendedor. Os espaços foram idealizados pela Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e se constituem um dos quatro requisitos comprobatórios, para o Sebrae, da implementação da legislação que busca criar uma ambiência favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios.

Os outros três são o cadastro do MEI, a nomeação de servidores municipais como Agentes de Desenvolvimento Local e a realização das Compras Públicas junto aos pequenos negócios locais.

Nas Salas do Empreendedor o empresário, potencial empresário e microempreendedores individuais podem usufruir de um espaço múltiplo, onde obtêm informações empresariais e econômicas de seu município ou região; participam de capacitações empreendedoras; realizam abertura e fechamento de empresas; efetivam cadastros e demais procedimentos referentes ao MEI, além de terem a oportunidade de participar de uma série de ações idealizadas pelos parceiros institucionais.

“Quanto mais parcerias a Prefeitura realizar com órgãos e instituições de fomento ao empreendedorismo, mais serviços podem ser ofertados nesse espaço”, reforçou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, presente à solenidade de inauguração da mais nova Sala do Empreendedor do estado, localizada na Praça Luis Domingues, em Guimarães.

Parceria - A prefeita do município, Nilce Farias, ressaltou que, além da grande parceria com o Sebrae, o espaço contará com outro parceiro dos vimaranenses: o Banco do Nordeste (BNB).

“Queremos ofertar serviços que agilizem a vida do empreendedor e não mediremos esforços para tornar o espaço cada dia mais útil para os microempreendedores individuais, pequenos produtores, pescadores, comerciantes e empresários em geral. Vemos esta sala como uma oportunidade de crescimento para a economia do município”, acredita a gestora.

Júlio Mendonça, secretário-adjunto de Agricultura Familiar do Estado, que esteve presente ao evento para divulgar a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), a ser realizada em São Bento nos dias 27, 28 e 29 deste mês.

O secretário-adjunto também acredita que a Sala do Empreendedor será um espaço importante na promoção do desenvolvimento de Guimarães.

“É uma boa iniciativa para que os empreendedores da região fortaleçam seus negócios nesse momento de crise. Com conhecimento, trabalho e apoio do poder público e das mais diversas instituições de fomento, como o Sebrae e o BNB, podemos encontrar outra direção para antigos problemas do nosso estado”, diz Mendonça.

Economia local - Com vocação econômica voltada para as atividades de pesca, agricultura, comércio varejista e o turismo o município de Guimarães, localizado no Litoral Ocidental Maranhense, tem pouco mais de 12 mil habitantes.

São 207 empresas ativas, sendo 93,7% delas – ou seja, 194 empreendimentos, classificados na categoria dos pequenos negócios (MPEs e MEIs).

Município tem 66 microempreendedores individuais cadastrados

Um dos serviços mais procurados nas Salas do Empreendedor promete aumentar ainda mais os números referentes aos pequenos negócios em Guimarães: são os voltados para os Microempreendedores Individuais (MEIs), como informações gerais, cadastro, impressão de boleto, resolução de problemas como inadimplência e outros.

Hoje, o município tem 66 microempreendedores individuais cadastrados, de acordo com o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

“Vamos intensificar as informações sobre essa pessoa jurídica, por meio dos Agentes de Desenvolvimento Local [ADL], que foram capacitados”, informa Rosa Amélia Borges, gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Pinheiro, unidade que atende 24 municípios da Baixada Maranhense.

Rosa Ampelia diz, ainda, que além do aumento de cadastro, será ofertada, de imediato, capacitação voltada especificamente para quem já é MEI, como o conjunto de soluções educacionais que o orienta a empreender, administrar, planejar, vender, comprar, controlar o seu dinheiro e outras temáticas necessárias para que ele possa manter o seu negócio funcionando, com serviços e produtos de melhor qualidade para gerar maior renda.

Atuação - O Sebrae atua em Guimarães desde 1997 e, hoje, executa no município o Projeto de Atendimento Territorial na Baixada Maranhense, englobando as mais diversas atividades econômicas, incluindo o pequeno produtor rural e o pescador.

“O compromisso do Sebrae, com a inauguração da Sala do Empreendedor, é estar ainda mais presente no município, atendendo o possível todas as demandas dos empreendedores locais. Aquilo que não couber à nossa expertise, vamos buscar parcerias para realizar”, ressalta João Martins , diretor superintendente do Sebrae no Maranhão.

Segundo Martins, o Sebrae quer que o empreendedor vimarense esteja capacitado e busque aplicar este conhecimento para uma melhor gestão de seus respectivos negócios, tendo como foco a sustentabilidade dos mesmos e, assim, possa ajudar a fortalecer a economia local. “Além da gestão, as salas podem ensinar sobre inovação e tecnologia e apoiar o fomento ao crédito, por meio das instituições financeiras parceiras”, enfatiza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.