Duplicação da BR-135

Bancada do Maranhão na Câmara cobra celeridade das obras da BR-135

Deputados federais se reuniram com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para pedirem celeridade nas obras de duplicação da BR-135

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Deputados maranhenses se reuniram com ministro Antônio Carlos Rodrigues e cobraram conclusão de duplicação da BR-135
Deputados maranhenses se reuniram com ministro Antônio Carlos Rodrigues e cobraram conclusão de duplicação da BR-135 (Bancada do MA)

Membros da bancada federal do Maranhão se reuniram na terça-feira, 18, com o ministro dos Transporte, Antônio Carlos Rodrigues, para cobrar a conclusão das obras na BR-135, iniciadas desde de 2013 e cujos serviços permaneciam paralisados até o mês passado.

De acordo com o que explicou o ministro, há dificuldades financeiras atrapalham o andamento das obras. Mesmo assim, ele garantiu que o primeiro trecho da duplicação será concluído até o fim do ano. O segundo trecho ainda será licitado, mas o processo somente deverá ocorrer no fim do ano.

O coordenador da bancada maranhense na Câmara, deputado Pedro Fernandes (PTB), já havia explicado anteriormente que a retomada das obras dependia da abertura do orçamento de 2015, aprovado somente este ano no Congresso Nacional.

Foi solicitado pelo ministro um prazo de 10 dias para que fosse reorganizado o planejamento desta obra, e depois desse prazo será anunciada a data correta para a conclusão da obra"Pedro Fernandes, coordenador da bancada maranhense

Segundo ele, houve o compromisso do Governo Federal de que as obras da BR-135 seriam retomadas. Sobre a licitação, o processo, segundo explicou o parlamentar, não avançou devido a tabela de preços exigida na primeira licitação ocorrida que deu deserta (não houve empresas interessadas em participar).

Somente este ano, o Governo Federal autorizou a revisão da tabela de preços para o serviço do segundo trecho para BR-135 e por isso, o processo será retomado.

O deputado federal Victor Mendes (PV), que participou da reunião com o ministro, disse que caso a promessa do ministro não seja cumprida, os deputados maranhenses voltarão a cobrar.

“Demos um voto de confiança ao ministro, mas estaremos atentos para poder cobrar caso a promessa não seja cumprida”, afirmou Victor Mendes.

Mais

Além da cobrança pela conclusão das obras na BR-135, os deputados também cobraram obras na BR-010, em Imperatriz, e também na BR-226, no trecho próximo ao município de Presidente Dutra. Segundo Pedro Fernandes, o ministro garantiu que essas obras também serão licitadas até o fim deste ano.

Sarney Filho diz que bancada uniu forças

O deputado Sarney Filho (PV) garante que a bancada federal do Maranhão já fez sua parte quanto à duplicação da BR-135 ao direcionar a maior parte da verba das emendas de bancada para essa obra.
Segundo Sarney Filho, além de direcionar a verba, os deputados priorizaram a conclusão da BR-135. “Independentemente de cor partidária ou ideologia política, nós, da bancada maranhense, fizemos nossa parte. Priorizamos a liberação desses recursos. Agora, é com o Poder Executivo”, disse.
O parlamentar do PV disse ainda que entende que o Brasil passa por uma grave crise econômica e que, mesmo com força e pressão política, o momento agora é aguardar os próximos passos que poderão ser dados.
Sobre a liberação dessa verba da emenda de bancada, o deputado Pedro Fernandes informou que a bancada maranhense já solicitou uma audiência com o vice-presidente Michel Temer, que é o responsável por essas liberações de emendas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.