Imigrantes

Navio com 313 sobreviventes e 49 corpos de migrantes chega à Itália

Marinha italiana localizou dezenas de mortos em porão de barco no sábado; promotoria investiga homicídio e ajuda à imigração clandestina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Itália - O navio norueguês "Siem Pilot" chegou ontem ao porto de Catania (Sicília), com os 313 migrantes e 49 corpos encontrados no sábado em um barco de pesca na costa da Líbia.

A grande embarcação atracou pouco depois das 11h (6h de Brasília) no porto de Catania, onde a promotoria abriu uma investigação por homicídio e ajuda à imigração clandestina. Uma equipe médica foi enviada ao navio para realizar o primeiro exame nos migrantes.

Na manhã de sábado, a Marinha italiana localizou dezenas de pessoas mortas, aparentemente asfixiadas, no porão de um barco entre a Líbia e a ilha de Lampedusa.

Os 313 sobreviventes e os 49 corpos recuperados foram levados no domingo ao "Siem Pilot", que também havia recebido outras 103 pessoas resgatadas de um bote pneumático socorrido por um navio militar alemão.

Segundo as autoridades italianas, até o momento não foi identificado nenhum suspeito de tráfico de pessoas entre o grupo de migrantes encontrados no sábado, que viajava em um barco de pesca de 14 metros de comprimento.

Luto e enterro - O prefeito de Catania, Enzo Bianco, decretou um dia de luto hoje. Ele afirmou que está disposto a reservar um espaço para enterrar os mortos no território da cidade, onde já foram sepultados os corpos de vários migrantes mortos em naufrágios anteriores.

Em outros portos do sul da Itália também eram aguardados nesta segunda-feira centenas de pessoas resgatadas nos últimos dias no Mar Mediterrâneo.

Um barco patrulha croata chegou a Reggio Calabria com 354 pessoas a bordo, incluindo dezenas de mulheres e crianças, que foram socorridos durante a noite em uma embarcação em dificuldades, segundo a Guarda Costeira italiana. Uma pessoa morta foi encontrada no barco, segundo as autoridades, que não revelaram detalhes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.