Jiu-Jitsu

Jenny Chaves é a mais nova musa do esporte maranhense

Atleta tem conquistado seu espaço com muito trabalho, obtendo ótimos resultados em competições de jiu-jítsu; ela já tem uma coleção de medalhas

Alfredo Menezes Editor de Esporte Amador

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Jenny Chaves ao lado do pai é técnico, o mestre Sandro Soares
Jenny Chaves ao lado do pai é técnico, o mestre Sandro Soares (Jenny Chaves )

O esporte maranhense tem mais uma estrela. A grande musa chama atenção dos mestres, dos companheiros e das adversárias. Encanta a todos em suas apresentações, em suas exibições, em suas lutas. Esta grande atleta é Jenny Chaves, que aos 17 anos vem conquistando com técnica, determinação, disciplina nos treinamentos e muita luta seu verdadeiro espaço na história do jiu-jítsu esportivo, acumulando vitórias e uma sequência de títulos em competições estaduais, nacionais e internacionais dentro de suas categorias desde os 4 anos de idade. Hoje, Jenny é patrocinada pelo Sampaio Corrêa e pelo Curso Wellington.

Bem orientada pelo próprio pai, o mestre Sandro Soares, Jenny avança e aperfeiçoa sua técnica a cada competição que participa. Seu currículo esportivo tem uma série de títulos, e seu sonho é conquistar novos campeonatos disputando sempre com lealdade e respeito às suas adversárias para que as vitórias sejam ainda mais bonitas e mereçam comemorações.

Incentivada pelos pais, o mestre Sandro Soares, dono de um projeto social, o Dojô Sandro Moreira, com sede no Conjunto Maiobão, ao lado da associação sede da Polícia Militar, e Eliane Fonseca, que também é atleta, Jenny começou cedo a treinar a modalidade, aos 4 anos de idade, e, de acordo com a categoria, veio a sequência de conquistas com apoio dos irmãos Ester Chaves, Vera Chaves e Sandro Soares Filho, todos atletas de jiu-jítsu.

Para chegar às suas grandes conquistas, Jenny Chaves tenta superar suas adversárias sempre com técnica, jogando limpo, com respeito e se valendo sempre de dois fundamentos que em sua opinião são dominantes e infalíveis no caminho do domínio das rivais, e da vitória, que são os golpes Mata Leão e Armlock.

No mês de julho, de 23 a 26, Jenny Chaves conquistou medalha de bronze no Mundial de Jíu-Jítsu, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na categoria juvenil. Antes, Jenny havia ganhado as medalhas de ouro em 2013 e de prata na categoria absoluto no ano passado.

Na mesma competição, além de Jenny Chaves com a medalha de bronze, o Maranhão teve outros atletas do Projeto Social Dojô Sandro Soares premiados em suas categorias. William Gustavo (prata); Vera Chaves (bronze), Jovilson Brasil (bronze); e Sandro Soares Filho (bronze). Jenny Chaves, que sonha com o futuro promissor no esporte, espera um dia chegar a se profissionalizar na Luta Olímpica e no UFC.

Vida social - Jovem bonita, dócil, gentil, educada e conquistadora se dedica aos estudos, e ao esporte, se destaca como uma das grandes estrelas de sua turma no Cefran, onde estuda, sendo admirada por seus colegas e elogiada por seus professores. Jenny participou como convidada especial da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Maranhenses I(JEMs). Ela foi escolhida para fazer o juramento do atleta, e o fez com orgulho e altivez.

Na parte social, apesar de estar na flor da idade, 17 anos, não curte praia, cinema e festinhas. "Não gosto", resumiu em apenas duas palavras a bonita jovem que prefere se dedicar à vida religiosa e participar de toda a programação da Congregação Cristã do Brasil, cujo templo Jenny frequenta semanalmente, ajudando no desenvolvendo de um projeto social de bem-estar com outros jovens e adolescentes. Na igreja, ela se solta, tal qual faz quando está no tatame. Dona de uma voz suave, agradável e encantadora, ela canta (músicas próprias do tempo), toca violão e piano.

Seminário - O Dojô Sandro Soares promoverá um seminário no dia 5 de setembro que marcará época no jiu-jítsu maranhense. O evento vai contar com a presença de uma das mais famosas atletas de jiu-jítsu do mundo. Trata-se de Mackenzie Dern. O local será o Ginásio Paulo Leite, situado no Outeiro da Cruz. As inscrições custarão R$ 100,00.

Mackenzie Dern é uma lutadora, faixa preta de jiu-jítsu e uma das melhores competidoras da sua geração. Ela também é filha de outra personalidade famosa da arte suave, o lendário "Megaton". Mackenzie começou a competir na categoria adulto do jiu-jítsu com 14 anos de idade, conquistando o respeito da maioria dos entusiastas do jiu-jítsu ao vencer diversos campeonatos importantes quando era ainda adolescente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.