CINEMA

Performance sobre o cinema

Videoartista paulista Raimo Benedetti apresenta a performance “O Cinema das Atrações” hoje, a partir das 21h, no Cine Lume

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Raimo Benedetti fará palestra sobre cinema
Raimo Benedetti fará palestra sobre cinema (Raimo Benedetti)

Um passeio interativo e dinâmico pela história do pré-cinema é o que vai acontecer hoje, a partir das 21h, no Cine Lume (Renascença). Lá o videoartista paulista Raimo Benedetti trará pela primeira vez na capital maranhense a performance “O Cinema das Atrações”, que recolhe as primeiras atividades cinematográficas datadas no final do século XX.

Idealizado há quatro anos e circulando por todo o país, em especial São Paulo e Rio de Janeiro, a performance “O Cinema das Atrações” chega a São Luís como prévia do curso “Pré-Cinema”, que também será ministrado por Raimo Benedetti a partir da próxima segunda-feira, 17, para os alunos da Escola Lume de Cinema.

Na performance, Benedetti apresentará uma sequência lírica e didática de aproximadamente 30 filmes que marcaram o período do primeiro cinema (1895-1905). Para isso, ele buscou inspiração na figura do antigo lanternista, exibidores itinerantes que circulavam com seus espetáculos de projeções de imagens, assumindo, desta forma, em versão contemporânea, a função de um V.J, com seus power points e playlists.

“É uma performance arcaica e moderna. Ela resgata a história do cinema simulando uma antiga sessão de apresentação do cinema mudo, porém com recursos modernos. É como se fosse o VJ, um tipo de profissional que faz o cinema ao vivo”, disse Raimo Benedetti.

Os filmes, com certo grau de anarquia, humor, truques e encantamentos, serão visualizados em meio a comentários explicativos, imagens de arquivo e referências bibliográficas. Para recriar essa atmosfera cinematográfica serão exibidos filmes das principais produtoras da época, como a Lumière Cinematographe, Edison Company, Gaumont, Pathé Frèches e Star Films.

“Meu objetivo com esse projeto é revistar esses primórdios do cinema com recursos contemporâneos e ao mesmo tempo contar essa história. São filmes de baixíssima duração, mas há certas reconstituições que faço. Filmes que eu mesmo reedito a partir de materiais já existentes que apresento na forma de vídeo. Então, vai ter filmes que já existem e algumas remodelações”, frisou o videoartista.

Mais

Raimo Benedetti é videoartista. Cursou Cinema e Vídeo na Escola e Comunicações e Artes da USP. Trabalha com vídeo desde os anos 1990 e atua como professor, produtor e montador de filmes cinematográficos

Como montador de filmes atuou na área de ficção, documentário e publicidade destacando-se por “Filhos do Carnaval” (HBO), sob direção de Cao Hamburger, e “Cidades dos Homens” (Rede Globo), de Roberto Moreira.

A partir da próxima segunda-feira. 17, ele estará ministrando o curso “Pré-Cinema”, na Escola Lume de Cinema (Renascença). A aulas abordarão os aspectos gerais do período pré-cinematográfico, primeiras mídias, a Belle Époque, a Edison

Company Films, Crazy Cinematographie, George Méliés, o YouTube Atractions, além de tópicos que esboçam luz e sombra, câmera obscura, ótica, lanterna mágica, panorama, fotografia e os objetos cinéticos.

Serviço

O quê

O Cinema das Atrações, com Raimo Benedetti

Quando

Hoje, a partir das 21h

Onde

Cine Lume (Renascença)

Ingressos

R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (estudante)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.