Neste sábado

Noite de rock com Titãs

Quarteto se apresenta neste sábado, a partir das 22h, na AABB; grupo trará para a capital maranhense a turnê “Nheengatu” que celebra os 30 anos de carreira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55
Titãs é uma das bandas referências do rock nacional
Titãs é uma das bandas referências do rock nacional (Titãs)

Os deuses do rock nacional, os Titãs, voltam a São Luís para apresentação especial hoje, a partir das 22h, na programação de aniversário dos 68 anos da AABB (Calhau). O show terá como base o repertório do último CD do grupo, “Nheengatu”, além de algumas músicas do lado B da banda, aquelas que segundo eles não são tocadas há bastante tempo.

Há 33 anos em circulação e com um público que jamais o abandonou, os Titãs celebram as três décadas no cenário musical brasileiro através de “Nheengatu”, seu 18º disco, que perfaz uma crônica ácida do Brasil em carne viva com as angústias e mazelas que fazem parte do nosso cotidiano. Atualmente o grupo é formado por Tony Bellotto (guitarra), Branco Mello (voz e baixo), Paulo Miklos (voz e guitarra) e Sérgio Britto (voz, teclado e baixo).

Conhecidos por seu engajamento político, o grupo apresenta em “Nheengatu” 14 faixas em que se expressam mais críticos do que nunca. Prova disso é “Fadado”, composição feita enquanto protestos e manifestações varriam o país afora, em junho de 2013.

Todo o disco é uma viagem pela própria obra já gravada pelo grupo. O título ao novo álbum é uma referência à língua jesuíta construída para facilitar a comunicação na era colonial brasileira. Ela, além de “Cabeça Dinossauro”, de 1986, inspiraram a criação da música “Cadáver Sobre Cadáver”, composição de Paulo Miklos em parceria com o ex-Titã Arnaldo Antunes.

Em entrevista exclusiva a O Estado, o guitarrista comentou sobre o atual cenário do rock brasileiro, a convivência do grupo após três décadas, a relação com ex-integrantes, a gravação do DVD “Nheengatu Ao Vivo”, além dos projetos pessoais, que, segundo ele, não atrapalham o desenvolvimento da banda.

O que fazemos juntos é melhor do o que podemos fazer individualmente.Tony Bellotto
Abrindo o jogo – Tony Bellotto

O Estado - A banda tem mais de 30 anos de carreira e é uma das referências do rock no Brasil. Qual o segredo para a longevidade e também para se manter sempre na cena?

Tony Bellotto - Não tem segredo, o que existe é uma paixão pelo trabalho, e a constatação de o que fazemos juntos é melhor do o que podemos fazer individualmente.

O Estado - Como vocês avaliam o movimento do rock nacional atualmente?

Bellotto - O rock brasileiro continua forte e criativo, apenas está afastado temporariamente da grande mídia, o que é uma pena. Mas essas coisas são cíclicas e podem mudar a qualquer momento.

O Estado - Fale sobre o repertório do show em São Luís.

Bellotto - Preparamos um show para nenhum fã ficar decepcionado. Tocaremos sucessos desses 33 anos de carreira, além de músicas do último CD, “Nheengatu”, e alguns lados B que não tocávamos há tempos.

O Estado – “Nheengatu" foi recentemente transformado em DVD. Fale sobre este novo produto e também sobre o processo de composição deste trabalho (CD/DVD).

Bellotto - Sentimos que seria interessante registrar visualmente o show do Nheengatu, pois trazia cenário e alguns elementos cênicos interessantes, como as máscaras que usamos em parte do show. Para o repertório, escolhemos várias músicas do “Nheengatu” e algumas canções que há muito não tocávamos, como “Massacre”, “Jesus Não Tem Dentes No País dos Banguelas” e “Desordem”.

O Estado - Como é o relacionamento da banda com os ex-integrantes?

Bellotto - A melhor possível. Somos amigos e continuamos parceiros.

O Estado - Sobre as próximas produções, o que podes adiantar?

Bellotto - Por enquanto estamos concentrados em lançar o DVD “Nheengatu Ao Vivo” e levar esses show aos palcos do Brasil.

O Estado - Cada um de vocês desenvolve trabalhos paralelos à banda. Como conciliam e no que eles influenciam no trabalho do grupo?

Bellotto - Os trabalhos individuais são importantes para respirarmos e podermos, às vezes, nos expressar individualmente. Assim ficamos bem resolvidos para encarar o trabalho coletivo.

Serviço

O quê

Titãs Exclusive

Quando

Hoje, a partir das 22h

Onde

AABB (Calhau)

Ingressos

À venda nas lojas Errejota (Tropical Shopping), São Patrício (Rio Anil Shopping e Calhau), Ótica da Gente (São Luís Shopping) e Bilheteria Digital (Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.