Estado Islâmico

EI criou mercado de meninas escravas sexuais, diz jornal

''New York Times'' traz relatos de vítimas do comércio de prisioneiras; grupo terrorista reverencia e justifica prática com princípios religiosos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h55

Nova York - O estupro sistemático de mulheres e meninas da minoria religiosa Yazidi se tornou uma instituição e uma rotina na organização terrorista Estado Islâmico (EI), e uma complexa infraestrutura foi criada para comercializar essas prisioneiras como escravas sexuais e justificar a prática com preceitos religiosos.

É o que mostra uma reportagem especial do jornal americano “New York Times” publicada ontem com base no depoimento de 21 vítimas que conseguiram escapar do cativeiro, além de entrevistas com especialistas e trechos de comunicados divulgados pelo próprio EI.

Segundo a reportagem, desde que a escravidão foi justificada em um artigo divulgado por líderes do Estado Islâmico em outubro do ano passado, a comercialização de mulheres e crianças Yazidi se tornou estrutural e reverenciada como um dogma da organização, com uma rede de edifícios que servem de cativeiro, salas onde elas são inspecionadas por potenciais compradores e uma frota de ônibus específica para transportá-las.

O texto afirma ainda que foi criada uma burocracia para esse tipo de comércio e que as prisioneiras – chamadas de “sabayas”, ou escravas – são numeradas e registradas como mercadoria em contratos de venda validados por tribunais tocados pelo grupo. Algumas nem chegaram à puberdade.

Prática - Os relatos de meninas de 12 ou 15 anos descrevem os detalhes sobre a prática, incluindo o fato de seus raptores orarem antes e depois de as amordaçarem e estuprarem, além de explicarem a elas que não se tratava de um pecado por elas serem “infiéis” (não islâmicas).

Segundo o “New York Times”, a escravidão sexual se tornou uma ferramenta que ajuda a recrutar para o EI homens de sociedades islâmicas fortemente conservadoras, nas quais o sexo casual é tabu. “Líderes do EI têm enfatizado uma visão seletiva e estreita do Corão para não apenas justificar a violência mas também celebrá-la como benéfica e virtuosa espiritualmente”, afirma o texto, que cita relatórios de organizações como Human Rights Watch e Anistia Internacional que comprovam a natureza organizada e premeditada do mercado sexual.

Um total de 5.270 Yazidis foram raptadas no último ano e ao menos 3.144 ainda estão em cativeiro, disseram líderes comunitários à reportagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.