Nossa Senhora Aparecida

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega hoje a São Luís

A peregrinação da imagem da santa, que ficará em São Luís até o dia 18 deste mês, faz parte da programação do jubileu de 300 anos de bênçãos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega hoje, às 1430, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, no Tirirical, em São Luis, como parte da programação do jubileu de 300 anos de bênçãos, que será comemorado em 2017. A imagem da padroeira ficará em São Luís até o dia 19 desse mês.Ainda hoje, às 18h, acontece a Missa de Acolhida da imagem na Catedral Metropolitana de São Luís, na Praça Pedro II.

Uma comitiva presidida pelo bispo auxiliar de São Luís, dom Esmeraldo Barreto, receberá a imagem da santa no aeroporto, que será conduzida em carro aberto e escoltada pelo Corpo de Bombeiros até a Igreja da Sé, Na catedral, a imagem será recepcionada pela Banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL). Às 15h, será iniciado o Terço da Misericórdia, organizado pelo Terço dos Homens. Às 18h, o arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, presidirá a Missa de Acolhida.

Conforme programação, durante a permanência da imagem em São Luís serão realizadas missas em diversas paróquias e visitas a Penitenciária de Pedrinhas, Hospital Aldenora Belo, Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, Colégio Marista (Araçagy), entre outros locais. As paróquias que têm Nossa Senhora Aparecida como padroeira (Morros, Cohafuma, Vila São Luís) receberão a visita da imagem.

Outras paróquias, como Nossa Senhora da Penha e Perpétuo Socorro e os santuários Nossa Senhora da Conceição e o arquidiocesano São José de Ribamar também serão visitados. O ponto alto da peregrinação da imagem em São Luís acontecerá no dia 16, com Missa Solene presidida pelo arcebispo, dom Belisário e pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo, na Praça Maria Aragão, a partir das 16h.

No início da manhã de ontem, aconteceu no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP) a Missa de Envio, que celebrou a vinda da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida a São Luís. O padre maranhense Roney Carvalho foi o escolhido pela Arquidiocese de São Luís para conduzir a imagem peregrina da santa até a capital maranhense. O padre é acompanhado pelo missionário Geraldo Rodrigues, redentorista.

A peregrinação da imagem da padroeira do Brasil por todo o país faz parte das comemorações dos 300 anos desde que a imagem foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul (SP), em 1717. O jubileu ocorrerá em 2017. O retorno da santa para o Santuário de Aparecida será no dia 19.

Mais

No ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, para pegar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Eles tentaram muito, e não estavam conseguindo nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, mas sem a cabeça, e enrolou-a em um manto. 17 anos depois do achado foi construída a primeira capela. Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes. Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, sendo coroada e 50 anos depois foi decreto oficialmente que dia 12 de outubro seria feriado oficial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.