Alerta

Caminhada na Litorânea faz alerta sobre importância da amamentação

Evento, que foi realizado na manhã do sábado, destacou os direitos das mães trabalhadoras de amamentar filhos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Durante a caminhada, foram distribuídos materiais educativos
Durante a caminhada, foram distribuídos materiais educativos (Mães, crianças e profissionais durante caminhada educativa realizada sábado, na Avenida Litorânea)

Salientar os direitos das mães trabalhadoras no que tange à amamentação foi o foco da caminhada que ocorreu na manhã de sábado, 08, na Avenida Litorânea. O evento, que é parte da programação do "Agosto Dourado", realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), reuniu mães, pais, crianças, profissionais da saúde e interessados no tema.

Durante a caminhada, foram distribuídos materiais educativos que ressaltam a importância de mães amamentarem seus bebês exclusivamente por leite materno até os seis meses de vida. "Nossa intenção é pôr este assunto novamente à frente, porque, mesmo existindo leis que protejam estas mães trabalhadoras, lhes garantindo direitos, ainda falta uma conscientização por parte de muitas empresas", destacou a médica e consultora do Ministério da Saúde Marina Rea.

Um dos direitos de quem amamenta e trabalha em uma empresa que tem em seus quadros mais de 30 mulheres é ter uma sala na qual disponha de condições para a extração do leite. "É a sala de apoio à amamentação, onde a mulher pode retirar seu leite e acondicioná-lo de forma adequada e, ao fim do dia, levá-lo para casa", explicou a coordenadora do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Marielza Cruz Sousa.

Apoio - Para Rolze Lucena, que é mãe do pequeno Davo José, de apenas seis meses, é muito importante que as mulheres se sintam apoiadas a continuar a amamentar mesmo depois do regresso ao mercado de trabalho. "O aleitamento materno é de fundamental importância, pois garante saúde ao bebê. Eu voltei a trabalhar após a licença-maternidade e consegui continuar amamentando, o que faço antes de sair de casa e ao retornar", disse. O pai de Brayan Silva da Silva, Willian Silva, reforça que participar desse tipo de iniciativa faz bem a toda a família. "Meu filho tem sete meses, ainda mama e tem uma ótima saúde graças a isso", enfatizou.

O leite materno tem todos os nutrientes necessários para o completo e correto desenvolvimento da criança. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é de que os bebês recebam exclusivamente leite da mãe durante os primeiros seis meses de vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.