Perigo

Sem cuidados, árvores da Praça da Bíblia podem cair

Além desse problema, logradouro está sem cuidado e falta segurança no local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Situação de árvores na Praça da Bíblia é precária e há perigo de queda a qualquer momento
Situação de árvores na Praça da Bíblia é precária e há perigo de queda a qualquer momento (árvore)

A Praça da Bíblia, na Avenida Kennedy, está localizada no acesso para o Centro, o Canto da Fabril e outros bairros, fazendo parte da paisagem por onde passam muitos dos ônibus do transporte público e veículos particulares. Muitos pedestres passam pela praça e também se sentam nos bancos para relaxar. Apesar disso, o logradouro está abandonado e não recebe serviços de manutenção há muito tempo. O resultado disso é que as árvores estão comprometidas e podem cair sobre os frequentadores. Uma delas já caiu neste ano, após uma forte chuva.

Basta um rápido caminhar pela praça para perceber os diversos problemas que existem no local. O estado em que se encontram as árvores hoje é o que mais preocupa os frequentadores e pessoas que trabalham no local. Apesar de a copa das árvores estar bem verde, os troncos estão ressecados e com fendas, o que mostra o risco real a que estão expostas as pessoas que passam pelo local.

A maioria das árvores está com tronco tomado por cupins, rachando e com galhos desabando com a força dos ventos. Segundo os moradores do entorno da praça, larvas caem das árvores durante a noite. Preocupados, os taxistas do posto da praça temem deixar seus carros embaixo dos galhos de uma das árvores.

Manutenção - De acordo com Waldegno Ribeiro, morador da Coreia de Cima, o problema é antigo. Há alguns anos, eles perceberam as alterações nas árvores, mas não foi feita nenhuma manutenção. Desde 2012, ele e outros moradores buscam a Prefeitura de São Luís para solucionar o problema. Mas até agora a praça não recebeu os serviços. "Eles dizem que virão, mas não vêm. Infelizmente, vai ter de acontecer um acidente para tomarem uma providência", afirmou.

Anos já se passaram desde as primeiras solicitações e a situação vai se agravando. Neste ano, uma árvore caiu após uma forte chuva. Só aí a praça recebeu equipes de limpeza pública para fazer a remoção. Mas as outras árvores continuam oferecendo perigo para as pessoas.

"Um morador foi quase atingido quando caiu essa árvore. Se outra árvore dessas cair e atingir a banca de revista, será uma tragédia, ou se atingir um carro dos taxistas, a Prefeitura não vai querer pagar de imediato e o trabalhador vai ser prejudicado", ressaltou Waldegno Ribeiro.

Para evitar situações como essas é que as pessoas pedem que a Prefeitura providencie a retirada das árvores e o replantio de outras. Além disso, as pessoas querem também a manutenção geral da praça. Isso porque o logradouro apresenta outros problemas. Hoje, o espaço está com muito lixo em vários pontos e também com canteiros tomados por grandes formigueiros, o que representa um risco para as crianças.

SAIBA MAIS
A parada de ônibus
localizada na Praça da Bíblia também está em condições precárias. O abrigo feito de concreto está se desfazendo aos poucos e também é ameaça aos usuários. O concreto está cedendo e as ferragens estão à mostra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.