Inacabado

Pavimentação não atende todas as ruas do Coroadinho

Obra da Prefeitura, feita com recurso federal, foi iniciada no ano passado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

Moradores do Coroadinho reclamam que uma obra da Prefeitura de São Luís, que deveria levar calçamento a várias ruas do Coroadinho e Bom Jesus, nos bairros que integram a região da Bacia do Bacanga, não atendeu todas as vias. Enquanto a maioria das ruas recebeu calçamento de blocos de concreto e cobertura asfáltica, em outras o chão parmanece de terra, o que prejudica a trafegabilidade dos moradores.

Os serviços se iniciaram no primeiro semestre de 2014 e foram realizados por meio do Programa Pró-Transporte (PAC Pavimentação) do Governo Federal. O Programa contempla a pavimentação de vias com o CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e em paver (blocos de concreto intertravados). A capital maranhense foi contemplada com recursos da ordem de R$ 100 milhões para obras de pavimentação (revitalização de ruas em bairros) em 2013.

Os investimentos assegurados pelo Governo Federal à Prefeitura de São Luís tinham a finalidade de qualificar vias urbanas e melhorar a acessibilidade do espaço urbano da capital maranhense, minimizando segregações espaciais e contribuindo para promover a inclusão social. O Polo Coroadinho estava inserido nas ações que seriam realizadas, mas nem todos os moradores foram beneficiados com o programa.

Esse foi o caso dos moradores da Rua Frei Dário, que continua com chão de terra. De acordo com os moradores, as máquinas chegaram a passar pela via. Mas, o calçamento que deveria ser de blocos de concreto não foi colocado e as pessoas continuam enfrentando os mesmos problemas, principalmente, quando chove e a lama se forma na porta de suas casas.

Solicitações - O morador Augusto Braga disse que já fez várias solicitações e cobranças à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, inclusive ao secretário Antônio Araújo. Mas nenhuma providência foi tomada até agora pela Prefeitura. "O secretário e um engenheiro vieram na rua depois de uma denúncia da comunidade, prometeram solucionar o problema e não fizeram nada", lembrou.

Depois disso, foram feitas várias solicitações. Mas nenhuma teve retorno. "Diziam que estavam esperando o período de chuvas passar, o que já terminou, ou receber os recursos do Governo Federal. Já fui me informar com a Caixa e disseram que os recursos já foram transferidos", disse o morador Augusto Braga.

Em nota a Semosp informou que o Polo Coroadinho está contemplado, com outros 16 bairros da capital, com a requalificação de quase 7 km de ruas e avenidas. E enviará equipe para verificar a situação específica da rua Frei Dário, a fim de incluí-la no cronograma de serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.