Caged

Campestre do Maranhão avança duas posições no ranking nacional de geração de emprego formal

Município maranhense passou da 23ª para 21ª colocação ao ter criado 1.549 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre deste ano; cidade mantém-se líder no estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
(Campestre do Maranhão)

O município de Campestre do Maranhão voltou a se destacar no país como geradora de emprego formal. De acordo com os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade, que é a 1ª no ranking maranhense, avançou duas posições no país, passando da 23ª para a 21ª colocação com 1.549 postos de trabalho criados no primeiro semestre deste ano.

Cerca de 90% dos 1.549 empregos com carteira assinada criados em Campestre do Maranhão, no período de janeiro a junho deste ano, foram registrados no setor agropecuário. Ou seja, o setor gerou 1.399 postos de trabalho, sendo a empresa Maity Bioenergia, produtora de cana e ainda de etanol e açúcar no município, a maior responsável por esse número positivo.

A Maity está em plena colheita de cana de açúcar, atividade que ocorrerá até o mês de novembro. A empresa deve produzir nesta safra, 30 milhões de litros de etanol (anidro e hidratado) e 400 mil sacas de açúcar.

Além de gerar emprego no campo, Campestre do Maranhão teve saldo positivo nas atividades da indústria de transformação com a criação de 131 novos postos de trabalho, de 13 no setor de serviços e sete no comércio.

No ranking estadual, em que ocupa a primeira colocação, Campestre do Maranhão gerou 639 empregos a mais que Aldeias Altas (910), município que está na segunda posição. As demais cidades que integram a lista das 10 mais geradoras de emprego formal no estado são: Caxias, Vitória do Mearim, São João dos Patos, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, Presidente Dutra, Passagem Franca e Esperantinopólis.

O primeiro semestre não foi dos melhores para o mercado de trabalho de São Luís e Imperatriz, cidades que perderam 1.991 e 3.568 postos de trabalho, respectivamente. Também apresentaram desempenhos ruins, os municípios de Balsas (-919 vagas), Açailândia (-578), Estreito (-203), Porto Franco (-172) e Grajaú (-73).

Números

1.549

Postos de trabalho foram gerados pelo município de Campestre do Maranhão nos primeiro semestre deste ano

21ª

Posição ocupa a cidade de Campestre do Maranhão em geração de emprego no ranking dos municípios brasileiros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.