Chile

Michelle Bachelet promete reformas em meio a queda na popularidade no Chile

Presidente disse que vai impulsionar a reforma da educação; ela iniciou seu segundo mandato em março de 2014

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
(Michelle Bachelet em cerimônia no Congresso do Chile)

Chile - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, prometeu levar adiante as políticas de reforma de educação, fortalecer os direitos dos sindicatos e estimular a economia na tentativa de se reconectar com uma população cada vez mais desiludida.

A líder de centro-esquerda, que iniciou seu segundo mandato em março de 2014, pediu uma reunião com os líderes dos partidos de sua coalizão na noite de segunda-feira,3, para discutir as prioridades da próxima fase de seu governo. “Escolhemos um roteiro muito claro de nossos projetos prioritários durante este e o próximo ano”, disse Bachelet aos repórteres após o encontro.

Bachelet, que também presidiu o Chile entre 2006 e 2010, viu seu índice de aprovação, antes nas alturas, despencar nos últimos meses, arrastado pela economia claudicante, pelos escândalos envolvendo financiamentos de campanha e até seu filho e sua nora e pela desilusão com o ritmo das reformas prometidas.

Recursos fiscais - Como a desaceleração – desencadeada pela queda no investimento em mineração no maior exportador de cobre do mundo – afetou os recursos fiscais, ela procurou administrar as expectativas. Mas o governo ainda está tentando cumprir suas promessas e “integrar as atuais exigências dos cidadãos”, declarou ela na segunda-feira.

Entre os planos principais, o governo quer tornar o acesso universitário gratuito a partir do ano que vem, mas como os retornos econômicos parecem incertos, agora só 50 por centos dos estudantes irão se beneficiar da medida.

A administração Bachelet continuará a buscar reformas trabalhistas que fortaleçam os sindicatos, e o processo de mudança da Constituição, que é da época da ditadura, irá começar em setembro, afirmou a presidente.

Ela ainda anunciou a criação de um fundo de infraestrutura para ajudar o setor da construção e prometeu conversar para simplificar a reforma tributária do ano passado, que líderes empresariais criticaram por ser imprecisa e prejudicar o investimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.