Fim de linha

Polícia Federal deflagra operação contra crimes previdenciários

Dez mandados de prisão, busca e apreensão e condução coercitiva foram cumpridos em São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Operação da PF foi deflagrada nesta terça-feira em São Luís e outros dois municípios
Operação da PF foi deflagrada nesta terça-feira em São Luís e outros dois municípios (operação pf 750 0408)

Uma força tarefa composta pela Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, em São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, a Operação Fim de Linha para reprimir crimes previdenciários. Em São Luís, a operação se concentrou nos bairros Jardim Eldorado e João Paulo.

As investigações, iniciadas em fevereiro, levaram à identificação de um esquema criminoso no qual eram falsificados documentos públicos para fins de concessão de benefícios de Amparo Social ao Idoso e de Pensão por Morte. Muitos dos titulares e instituidores eram pessoas criadas virtualmente. O grupo criminoso atuava desde 2006 e contava ainda com a participação de uma servidora do INSS, já investigada em outra Operação da Força-Tarefa Previdenciária (Operação Duas Caras), deflagrada em setembro de 2011.

O prejuízo pode chegar a R$ 950 mil, enquanto o prejuízo evitado com a consequente suspensão desses benefícios aproxima-se de R$ 4.780.000,00

A Polícia Federal cumpriu 10 mandados Judiciais, sendo dois de prisão preventiva, cinco de busca e apreensão e três de condução coercitiva, além da quebra do sigilo bancário e fiscal, do sequestro de valores, da suspensão e bloqueio do pagamento de alguns benefícios e a determinação da realização de imediata auditoria pelo INSS em outros, bem como, com relação à servidora do INSS, a determinação do imediato afastamento das funções públicas e proibição de frequentar o ambiente de trabalho pelo prazo de 90 dias.

A Operação contou com a participação de 26 Policiais Federais e dois servidores do Ministério da Previdência Social, sendo denominada Fim de Linha em alusão ao término de um esquema criminoso que estava em andamento há alguns anos e, ainda, pelo fato de que 04 membros da mesma família serem titulares de benefícios de pensão por morte fraudulentos.

Todos os detalhes da operação serão divulgados às 15h, em uma entrevista coletiva que será realizada na sede da PF, localizada na Cohama.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.