Comemoração

Renovação Carismática Católica completa 35 anos no Maranhão

Movimento da Igreja Católica, que está presente em todo o Brasil e em diversos países, foi celebrado na capital com o 9º Congresso Estadual da RCC

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

O último fim de semana foi de celebração dos 35 anos de presença da Renovação Carismática Católica (RCC) no Maranhão. O movimento da Igreja Católica, que está presente em todo o Brasil e em diversos países, foi celebrado na capital com o 9º Congresso Estadual da RCC. A programação foi encerrada ontem com missa celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário.

O congresso aconteceu na Associação Cristo Rei, sede da RCC São Luís, no Angelim e teve o tema “Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito” (Gl 5,25). O encontro contou com a participação de bispos do Regional Nordeste 5, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e ainda da presidente da RCC Brasil, Kátia Roldi Zavaris (ES).

Para a presidente da RCC no Brasil, a celebração de 35 anos foi um dos momentos mais importantes para a Renovação Carismática Católica do Maranhão, que cresceu tanto como no país todo. “Esse é um movimento que está completando 48 anos em 2015 no mundo e está rumo ao seu jubileu de ouro em 2017 e que acontece através de grupos de oração. Esses estão na maioria das paróquias das comunidades em todo o país. É uma forma de você apresentar a palavra de Deus às pessoas, nos aprofundar num relacionamento pessoal com Jesus Cristo”, disse.

Ainda de acordo com ela, a explicação para isso é a forma como se dão as relações sociais atualmente. “O mundo hoje está de certa forma fazendo com que as pessoas se atraiam por uma vida em comunidade. Esse é um mundo onde o individualismo impera e leva as pessoas a buscarem uma convivência mais profunda, uma busca por Deus. Esse crescimento deve-se a essa necessidade de encontrar com Deus”, afirmou Kátia Roldi Zavaris.

Atividades - A programação do 9º Congresso Estadual contou com a pregação do presidente da RCC Maranhão, João Luiz Farias, do presidente da RCC Rio de Janeiro, Vinícius Simões, e do coordenador nacional do Ministério de Intercessão, Luiz César Martins (PR). Além das pregações, a comunidade participou de missas, momentos de adoração e de oração ao Espírito Santo, característica marcante da espiritualidade do movimento carismático.

As pregações abordaram o tema do evento deste ano. De acordo com Vinícius Simões, esse é um chamamento á comunidade católica para viver de acordo com o Espírito Santo. No caso da RCC Maranhão, refletir sobre sua identidade. “Quando a pessoa chega aos 35 anos, ela não é mais tão jovem assim. É uma pessoa madura. A RCC no Maranhão já é adulta e, portanto, é chamada a viver sua identidade de forma madura. Esse período de 35 anos é relativo a bodas de coral, aquele coral que está no mar e é lapidado pelas águas ao longo dos anos e vai tomando a forma. Esse é um momento de marco para RCC e reflexão sobre os alicerces de sua identidade”, afirmou.

RCC Maranhão - O movimento que deu origem a grandes Comunidades Católicas Carismáticas do Brasil, como Canção Nova (SP) e Shalom (CE), chegou ao Maranhão em 1980, com o padre americano jesuíta, Eduardo Dougherty, o mesmo que trouxe a RCC para o Brasil. Hoje, a RCC está presente em todas as dioceses do MA, em forma de Conselhos, com 344 grupos de oração.

O grupo de oração é a célula base do movimento. Os grupos se organizam nas comunidades e matrizes paroquiais e nos lugares mais variados, conforme surgem carismáticos: universidades, escolas, residências, condomínios e até repartições. A maior quantidade de grupos de oração no estado está nas cidades de Imperatriz e São Luís, onde cada uma possui uma média de quase 100 grupos de oração.

SAIBA MAIS

A Renovação Carismática Católica possui grandes eventos que realiza em diversos períodos do ano, que assim como o Congresso Estadual, reúnem carismáticos e pessoas simpatizantes ao movimento. Esses encontros concentram-se nos Encontros de Carnaval (fevereiro), Pentecostes (abril a junho) e Cenáculos com Maria (abril a junho ou outubro). Em São Luís, o Rebanhão e o “Jesus no Litoral – Uma Virada Radical” são alguns dos eventos da RCC que já fazem parte do calendário da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.