Atividades

Câmara e Assembleia retomam trabalho nesta segunda

Após 15 dias de recesso, os deputados e vereadores voltam às atividades; na AL sessão deverá ser marcada pela CPI da Saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Deputados voltam ao trabalho hoje e deverão focar em CPI da Saúde
Deputados voltam ao trabalho hoje e deverão focar em CPI da Saúde (Assembleia)

Deputados estaduais e os vereadores de São Luís retornarão hoje aos trabalhos. Após 15 dias de recesso, os parlamentares voltam a se reunir em sessão. Na Assembleia Legislativa, a primeira sessão do segundo semestre deste ano deverá ser marcada pela CPI da Saúde. Na Câmara, o novo regimento interno deverá ser o principal assunto entre os vereadores.
A CPI da Saúde deverá dominar a pauta da sessão de volta do recesso parlamentar. O funcionamento da comissão, proposta pelo deputado Rafael Leitoa (PDT) e que contou com o apoio de 29 parlamentares, poderá ser definida nesta primeira sessão.
A comissão já teve seu ato de criação publicado e vai entrar, imediatamente, em fase de indicação dos seus sete membros pelos líderes partidários.
Em seguida, acontecerá a reunião de instalação da CPI na qual serão eleitos o presidente, vice-presidente e relator. O objeto de investigação é a gestão da Secretaria de Estado da Saúde, no período de 2009 a 2014. O prazo de duração da CPI é de 120 dias, prorrogável por mais 60, caso necessário.

Câmara - Na Câmara Municipal de São Luís, os vereadores deverão se voltar para o debate de apreciação do novo texto do regimento interno da Casa. Os vereadores trabalham com as regras do regimento feito para 21 vereadores.
Desde 2013, a Câmara passou a ter 31 vereadores e muitas das regras ainda usadas não atendem a nova realidade do Legislativo municipal.
A proposta com o novo regimento interno chegou a entrar em pauta na última sessão do primeiro semestre deste ano, antes do recesso. Mas, devido a divergências entre os vereadores, o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR), decidiu retirar de pauta para que os parlamentares analisassem melhor o novo texto.

Na Assembleia Legislativa, os deputados da oposição deverão continuar atuando fazendo denúncias de irregularidades no governo estadual. Na primeira sessão, a deputada Andrea Murad (PMDB) deverá reabrir os trabalhos da oposição mostrando que há perseguição política do governo a adversários usando a máquina pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.