Desabastecimento

Adutora do Italuís se rompe e 93 bairros ficam sem água em SL

Previsão de conclusão do abastecimento é em até 72 horas; problema ocorreu ontem, em uma tubulação no Km-40 da BR-135, em Campo de Perizes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Adutora do Sistema Italuís, localizada em Campo de Perizes, se rompeu ontem, mas já foi recuperada
Adutora do Sistema Italuís, localizada em Campo de Perizes, se rompeu ontem, mas já foi recuperada

A adutora do Sistema Italuís rompeu-se ontem, por volta das 6h. Por isso, o abastecimento de água foi suspenso em 93 bairros de São Luís. As obras de reparos foram concluídas por volta das 19h de ontem, segundo comunicado da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), e o bombeamento de água para as regiões atingidas foi iniciado por volta das 21h, com a normalização prevista para ser concluida em até 72 horas (quarta-feira), depois do reinício do bombeamento.

O rompimento foi no trecho do km 40 da BR-135, no Campo de Perizes. Assim que teve conhecimento da ocorrência, a Caema enviou uma equipe de manutenção para fazer a substituição do tubo que se rompeu. A previsão era que os trabalhos de recuperação fossem concluídos por volta das 19h de ontem e o bombeamento de água para São Luís, retomado a partir de meia-noite.

Com o bombeamento, o abastecimento voltaria gradualmente às zonas atingidas: 1, 4, 5 e 6. Na zona 1, o abastecimento é feito pelo Sistema Sacavém/Batatã, que recebe reforço do Italuís. Alguns dos bairros atingidos foram Centro, São Pantaleão, Madre Deus, Diamante, Vila Passos, Liberdade e outros.

Na zona 4, ficaram sem água, Jardim São Cristóvão, Tirirical, Solar das Mangueiras, São Bernardo e outros. Já na zona 5, São Francisco, Ilhinha, Calhau e outros. Na zona 6 o problema atingiu a Vila Bacanga, Sá Viana Novo, Sá Viana Velho, Jambeiro, Vila Dom Luís e demais bairros até a região do Porto do Itaqui.

Nova adutora - A Caema informou por meio de nota, que a nova adutora do Italuís entrará em operação nos próximos meses e evitará novos rompimentos, pois os tubos são mais resistentes. Com um diâmetro maior, além de permitir que o sistema opere com 100% de sua capacidade, a nova adutora vai aumentar o volume de água bombeada para São Luís.

A obra da adutora prevê a substituição de 19 quilômetros de tubos de ferro dúctil DN 1200 mm, por tubos de aço de 1400 mm de diâmetro. Os tubos foram confeccionados em aço córten, que sofre menos efeito de corrosão e dá uma vida útil de pelo menos 30 anos à nova tubulação.

Construído em 1982, o Sistema Produtor Italuís é responsável pelo abastecimento de água de 60% dos bairros de São Luís e tem sofrido, nos últimos anos, constantes rompimentos, ocasionados pelo alto teor de corrosão na tubulação da adutora. A expectativa é que após a conclusão da obra, terminem as interrupções no abastecimento de água em toda São Luís, o que vinha causando vários transtornos à população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.