Inoperantes

Contatos para acionar perícias não funcionam

Números telefônicos do GTT e SMTT não atendem e motoristas não sabem o que fazer

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

[e-s001]Acidentes de trânsito ocorridos nas ruas e avenidas de São Luís que envolvem apenas danos materiais são periciados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), por meio do Grupo Tático de Trânsito (GTT). Quem precisa acionar o grupo deve ligar para os telefones 3214-1149 ou 3214-1123 (da Central de Operações de Trânsito da SMTT). Mas quem precisa do atendimento está enfrentando dificuldades porque os contatos não estão funcionando há vários dias.

Cabe à fiscalização de trânsito da SMTT o levantamento pericial quanto a acidentes de trânsito envolvendo apenas danos materiais dentro da circunscrição do município. Na ocorrência de um acidente de trânsito, o condutor pode acionar a base de operações do GTT ou com a Central de Operações de Trânsito da SMTT.

Ao comunicar o GTT sobre o acidente, uma viatura é deslocada para demarcar os veículos envolvidos, desobstruir a via e reordenar o trânsito, restabelecendo a fluidez, enquanto a equipe de levantamento pericial chega ao local. O GTT faz o registro em boletim de ocorrência de acidente de trânsito e o levantamento pericial documentado, que são enviados para o Instituto de Criminalística (Icrim), responsável pela emissão do laudo.

Inoperante - Os contatos para comunicar os acidentes deveriam funcionar 24 horas por dia. Mas não estão operando há alguns dias. Os números são discados, mas a ligação não completa. Quando se liga de um telefone celular, a operadora retorna uma mensagem que diz que os números não existem ou não podem receber chamadas no momento. Com o sistema inoperante, o tempo de resposta para os condutores envolvidos em acidentes pode aumentar consideravelmente.

A jornalista Paula Boueri foi uma das motoristas que se viu desassistida na última quarta-feira, dia 29, quando estava dirigindo e sofreu uma pequena colisão na Avenida Daniel de La Touche. Primeiramente, ela entrou em contato com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), pelo número 190. Mas, como o sistema não é integrado ao da SMTT, o atendente apenas repassou os dois contatos do GTT e SMTT a ela.

Ao ligar para os números, ela constatou que não estavam funcionando. O horário em que o acidente havia ocorrido foi no início da manhã, em que o tráfego costuma ser intenso. A sorte da motorista, e de outros que seguiam na via, foi que um agente de trânsito que estava nas proximidades conseguiu visualizar a ocorrência se deslocou até lá e fez todo o procedimento necessário. Isso foi possível porque a SMTT mantém agentes de trânsito estrategicamente posicionados em alguns pontos fixos, em viaturas e em motocicletas, fazendo o patrulhamento.

Ocorrências - Acidentes de trânsito envolvendo apenas danos materiais nas vias de São Luís são recorrentes. Com uma frota de 357.337 veículos. Pouco mais da metade é formada por automóveis, 188.639 veículos. Além disso, 89.057 motocicletas fazem parte da frota da cidade.

Com um número tão grande de veículos circulando no município, o número de acidentes também é grande. Uma média de 550 acidentes de trânsito é registrada por mês e as avenidas com maior incidência de acidentes são justamente as que são grandes corredores de trânsito da cidade: Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, São Luís Rei de França e dos Holandeses segundo informações da SMTT.
O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís, mas não obteve resposta até o fechamento desta página.

SAIBA MAIS
Quando há vítima
s com quaisquer tipos de lesão corporal ou vítimas fatais, acidentes envolvendo carros oficiais (tanto na esfera municipal, estadual ou federal) e em vias com circunscrição fora do domínio de São Luís, o cidadão deve contatar o Icrim. Nestes casos, cabe à SMTT apenas a preservação da cena do acidente, a demarcação dos veículos envolvidos, a desobstrução da via e liberação da passagem sem que haja prejuízo à perícia que será realizada pelo Icrim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.