Buscas

França ordena Google a aplicar ''direito a ser esquecido'' em todo o mundo

A sentença, porém, não especifica de que modo deve ser feita a retirada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

França - O órgão de regulação da internet da França ordenou que o Google retire de seus mecanismos de busca em todo o mundo dados de cidadãos franceses que pediram judicialmente a retirada de suas informações da rede.

A determinação, feita na sexta-passada, 24, aumenta o escopo do chamado direito ao esquecimento. No ano passado, o Tribunal de Justiça da União Europeia autorizou que as informações fossem apagadas de sites de buscas.

A sentença, porém, não especifica de que modo deve ser feita a retirada. Na interpretação do Google, a busca só deveria ser bloqueada em páginas sediadas nos 28 países-membros da União Europeia.

Desse modo, é possível ver os dados bloqueados na Europa em outras regiões do mundo. Esse é o principal motivo para que as autoridades de países europeus considerem que o Google está violando a lei.

Para a Comissão Nacional da Informática e das Liberdades da França, a permissão para que o conteúdo possa ser acessado no resto do mundo é uma violação da determinação judicial.

"Para que seja efetiva, [a medida] precisa ser aplicada no mundo inteiro. É uma questão de princípios. O Google deve respeitar os direitos dos cidadãos europeus", disse Isabelle Falque-Pierrotin, diretora da comissão.

O Google tem 15 dias para se adequar à medida, sob pena de multa de € 150 mil em caso de descumprimento. A empresa já informou que pretende recorrer da decisão, o que pode abrir uma nova batalha jurídica.

"Nós estivemos trabalhando duro para chegar ao equilíbrio para implementar a determinação da Corte Europeia. A sentença fala especificamente sobre os usuários europeus, e é exatamente este o caminho que estamos tomando."

Guerra - Desde a aprovação pela Justiça europeia do direito ao esquecimento, em maio de 2014, o Google diz ter retirado mais de um milhão de links a pedido de usuários de todo o continente.

A empresa afirma que um bloqueio global criaria precedente para que uma região conduzisse as regras na internet. O novo capítulo acontece enquanto os governos fazem uma série de ações judiciais contra empresas.

Ontem, a União Europeia lançou uma ação antitruste contra a venda de e-books Amazon. Sob pressão da França e da Alemanha, a União Europeia ainda considera novas regulações para conter a ação livre das empresas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.