Aniversário

Alumar comemora 35 anos de implantação

Excelência operacional e respeito à comunidade e ao meio ambiente são as marcas da sólida e longa trajetória da empresa, instalada em São Luis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Vista aérea da Refinaria da Alumar, onde é produzida alumina, hoje principal produto da empresa/Divulgação
Vista aérea da Refinaria da Alumar, onde é produzida alumina, hoje principal produto da empresa/Divulgação (Alumar)

Há 35 anos, em 31 de julho de 1980, o plantio de uma muda de ipê-amarelo marcava simbolicamente o início da instalação do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), em São Luís, um projeto que daria uma nova dinâmica à economia do estado, gerando emprego, renda e tributos.

Um empreendimento que, ao longo de sua trajetória, enfrentou crises econômicas, como a atual, mas que se tornou referência internacional seja pela excelência das operações, seja pela responsabilidade socioambiental de sua atuação na localidade.

Um sonho que se tornou realidade efetivamente a partir de 1984, quando da inauguração da primeira fase do projeto, que foi a partida da refinaria e porto - esta com a previsão de produção anual de 500 mil t/ano- e da fábrica de redução de alumínio com a operação da Linha I, com a meta inicial de produzir 110 mil t/ano de alumínio.
Desde então, a Alumar experimentou expansões que passaram pelas linhas de produção de alumínio – hoje paralisada em decorrência da crise – e de alumina, cuja capacidade foi duplicada de 1,5 milhão para 3 milhões em 2009, com a inauguração da expansão da refinaria pelo então presidente Lula.

Nessa longa trajetória, a Alumar, um dos maiores projetos privados na área industrial até então implantados no país, atraiu para o seu entorno novos investimentos e empresas que se instalaram na capital maranhense, trazendo oportunidades de negócios para os fornecedores locais e empregos.

Desde a implantação de seu canteiro de obras, na década de 1980, até os dias de hoje, a Alumar investiu bilhões de dólares para construir uma empresa de sucesso, comprometida com o desenvolvimento econômico e social do Maranhão.

“Tenho imenso orgulho de, junto com cada um dos funcionários da Alumar, fazer parte desta história, que nestes 35 anos nos consolidou com uma empresa que acumula resultados extremamente positivos, nos destacando nas áreas operacional, econômica, social e ambiental”, declarou o diretor da Alumar, Nilson Ferraz.

Comprometimento - Ele acrescentou que é um privilégio liderar essa equipe, que, com engajamento, comprometimento e competência, ajuda a imprimir diariamente a marca da sustentabilidade e da excelência nas operações da empresa com muito talento.

É importante ressaltar que em todas as fases de expansão da Alumar, procurou-se integrar desenvolvimento econômico à valorização das pessoas e da conservação do meio ambiente. Ao longo desses 35 anos, a empresa recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais, nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social, conquistando certificações operacionais, como as Normas ISO 9002 e 14001, OSHAS e a SA 8000.

Sustentabilidade é alicerce do sistema de gestão da empresa

Implantada em São Luís em período de plena discussão sobre o conceito de sustentabilidade, o projeto de instalação do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) já fora concebido, na década de 1980, e começou a operar em sintonia com as novas exigências do mercado mundial, reafirmando a importância do equilíbrio entre sucesso econômico, conservação ambiental e responsabilidade social.

Nesse sentido, a Alumar se beneficiou da experiência e da tecnologia ambiental de outras fábricas desenvolvidas pela Alcoa, sócia majoritária do consórcio. Ainda na fase de planejamento, foi elaborado um modelo de gestão rigoroso, sobretudo com processos e equipamentos de controle de resíduos e efluentes, de conservação e recuperação ambiental. Um investimento entre 15% a 20% dos recursos destinados para a construção da fábrica foi aplicado em tecnologia de gestão e produção.

A iniciativa viabilizou, entre outras inovações, uma elaborada estratégia de racionalização do uso da água, com a implantação de um circuito fechado que recircula a água da produção e capta água da chuva para aproveitamento no processo. “Com melhorias contínuas em nossas operações, alcançamos 100% de reuso do sistema”, informa a gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Relações Institucionais, Dulcimar Soares.

Energia - Outro insumo fundamental para a indústria é a energia. A Alumar, com suas soluções em eficiência energética, tornou-se referência nacional no tema, integrando o maior banco de dados digital sobre boas práticas em desenvolvimento sustentável: o Programa Benchmarking Brasil. Em sua 13ª edição, o programa seleciona e outorga o ranking das organizações detentoras das melhores práticas de sustentabilidade do país.

Com o case “Otimização de Processos e Gerenciamento Sustentável: Fontes de Energia de um Case de Sucesso”, a Alumar demonstrou resultados expressivos de economia de energia, tais como redução de 15% no consumo energético específico, de 2010 a 2014; aumento da parcela de geração própria de energia elétrica, de 36% para 65% nos últimos cinco anos e diminuição de geração de resíduos sólidos.

Para o diretor da Alumar, Nilson Ferraz, esses reconhecimentos demonstram o compromisso do consórcio com as boas práticas de sustentabilidade. “Trata-se de uma conquista que aprova e reconhece o modelo de gestão da Alumar e é referência no Brasil por critérios de inovação e excelência”, comemorou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.