Descarga elétrica

Maranhão registrou, no ano passado, 19 acidentes fatais provocados por choques elétricos

Faixa etária mais atingida é de pessoas com idade entre 31 e 40 anos e os profissionais mais atingidos são os pedreiros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
problemas com tomadas e extensões, cercas eletrificadas, eletrodomésticos e até chuveiros elétricos são algumas das causas do choque
problemas com tomadas e extensões, cercas eletrificadas, eletrodomésticos e até chuveiros elétricos são algumas das causas do choque (choque)

O Maranhão registrou 19 acidentes fatais provocados por choques elétricos, em 2014, segundo estudos da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). O Maranhão está entre os sete com maior registro de óbitos causados por descarga elétrica. A Bahia foi o estado com maior número de acidentes com morte, 68 casos.

Em 2014, segundo a Abracopel, foram registrados 627 acidentes no país. Desse total, 180 mortes aconteceram dentro de casa, 79 em estabelecimentos comerciais de pequeno porte e quatro em escolas, entre outros locais. As causas são variadas: problemas com tomadas e extensões, cercas eletrificadas, eletrodomésticos e até chuveiros elétricos.

Em relação aos profissionais atingidos em todo o Brasil, o número de pedreiros, pintores e ajudantes supera o de eletricistas: 31 contra 29. A faixa etária mais atingida é de pessoas com idade entre 31 e 40 anos, com 166 ocorrências. As crianças também sofrem com os problemas nas instalações elétricas: foram 69 casos fatais em pessoas de até 15 anos.

Segundo Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, o número de acidentes representa um crescimento de 17% em relação a 2013, primeiro ano em que a entidade fez um estudo mais profundo sobre a natureza dos acidentes. Antes, era divulgado apenas o número de total de mortes, sem detalhes sobre os acidentes. O número de acidentes com mortes também aumentou: 6%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.