Renovando as forças

Diversão e prática de esportes marcam feriado no Espigão e Itapiracó

Muitas pessoas aproveitaram o dia de folga para passear, correr ou apenas descansar olhando o pôr do sol nesses espaços; espigão é o preferido para fotos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

[e-s001]O feriado da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil foi um dia de lazer para muitos ludovicenses. Com o clima agradável de fim de tarde, muitas famílias, grupos de amigos e casais saíram de casa com destino ao Complexo Ambiental da Área de Proteção do Itapiracó, no Turu, e ao Espigão Costeiro da Ponta d'Areia, para praticar atividades físicas, admirar e fotografar a paisagem ou curtir o dia de folga juntos.

Urbanizado e entregue pela ex-governadora Roseana Sarney, em 2014, para ser mais uma opção de lazer para os moradores e visitantes de São Luís, o Espigão Costeiro da Ponta d'Areia atrai dezenas de visitantes, sobretudo nos fins de semana e feriados. A obra foi construída para resolver o problema da erosão na orla da Ponta d'Areia e desassorear o canal, resultado que já vem sendo alcançado. Famílias inteiras e grupos de amigos frequentam o local para ver o pôr do sol, pescar, praticar atividades físicas, namorar ou apenas conversar. E ontem foi mais um dia cheio no local.

A professora de educação física Marlise Cunha levou os três filhos para andar de patins no local. "Essa é uma excelente para área para a prática de esportes. Desde os esportes aquáticos até caminhadas, pedalada e outros", comentou. E muita gente já percebeu isso. Bastam cinco minutos de caminhada pelo espigão para perceber a presença de diversos grupos de esportistas. No mar, um grupo de três amigos chamava a atenção de quem passava ao praticarem alongamentos sobre pranchas de stand up paddle.

Conceição Romão, que está concluindo o curso de fotografia, resolveu praticar o que tem aprendido nas aulas e foi clicar o pôr-do-sol. "Este aqui é um cenário belíssimo para fazer fotos da natureza. O mar, a areia, as pedras o sol se pondo e os prédios ao fundo. Além disso, pode servir de cenário para fotos de casamento, formatura e outros", afirmou. E claro que não faltavam pessoas fazendo as populares selfies.

[e-s001]Projeto - Percebendo a frequência de pessoas todo fim de tarde no espigão aos fins de semana, o Governo do Estado realizou no domingo, dia 26, o projeto Mais Cultura e Turismo, e o local tornou-se um grande picadeiro. A companhia de teatro e circo Trupe Picadeiro envolveu a criançada em um espetáculo com direito as brincadeiras antigas com palhaços e perna de pau.

Já no Complexo Ambiental da Área de Proteção do Itapiracó, no Turu, o feriado não foi de descanso para a auxiliar administrativa Chayanne Bitencourt, que aproveitou o dia livre para praticar patinação. "Eu estou aprendendo a andar de patins e resolvi vir treinar mais um pouco. Ainda tem algumas manobras que não sei fazer, como a meia-lua, e aqui é um ótimo lugar para praticar", afirmou. E assim como ela muitos jovens ocuparam a área urbanizada da área de proteção para pedalar, caminhar, andar de skate e de patins.

Já a aposentada Marcelina dos Santos Soares, de 88 anos, estava dando um verdadeiro exemplo de disposição. Ela percorreu os dois quilômetros da pista de caminhada e disse que não deixa de caminhar um único dia. "Se eu passo um dia sem vir, já me sinto mal. Eu tenho osteoporose e o médico disse que era bom eu caminhar. Como moro aqui perto, venho sempre e já melhorei muito. Outro dia voltei para casa ensopada por causa da chuva que caiu, mas não desanimei", comentou.

Inaugurada desde dezembro de 2014, a reserva do Itapiracó vem se consolidando como excelente opção de lazer para a população ludovicense. Dotada de uma pista com 2 km de extensão margeada por uma bem preservada vegetação remanescente da floresta amazônica, tornou-se um espaço democrático para skatistas, patinadores, corredores, ciclistas, caminhantes ou simplesmente para aqueles que buscam um contato mais próximo com a natureza, distante do estresse da cidade.

SAIBA MAIS
A Área de Proteção Ambiental
(APA) do Itapiracó abrange uma vegetação remanescente de floresta amazônica classificada em mata de terra firma e mata periodicamente representada por angelim, andiroba, pequi, bacuri, ariri, sapucaia, buriti, janaúba e tucum, entre outras. Além da conservação da fauna e da flora, a APA representa importante papel na manutenção do micro clima da Ilha de São Luís. O parque de proteção ambiental do Itapiracó, que foi criado no ano de 1977, tem um total de 322 hectares coberto.

Essa área é muito boa de caminhar. A gente tem contato com a natureza. Não tem barulho, as pessoas são educadas. Eu venho todos os dias"Marcelina dos Santos Soares, aposentada

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.