Testes

Sociedade Hípica Brasileira é interditada, no Rio de Janeiro

SHB foi interditada pelos governos estadual e federal; nenhum animal pode entrar ou sair do clube onde serão disputadas provas de hipismo das Olimpíadas 2016

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

A Sociedade Hípica Brasileira (SHB), na zona sul do Rio, foi interditada pelos governos estadual e federal. Nenhum animal pode entrar ou sair do clube onde serão disputadas provas de hipismo das Olimpíadas 2016. O objetivo do fechamento é evitar aumento no número de animais a serem submetidos a teste para a doença mormo.

Em abril, animais da Escola de Equitação do Exército passaram por uma prova de adestramento no local. Agora são submetidos a exames para confirmação do mormo, doença infectocontagiosa que ataca cavalos; é incurável e que exige o sacrifício dos animais doentes.

O Comitê Rio 2016 acompanha o caso e diz que segue os procedimentos de segurança internacionais. O comitê confirmou um teste do clube para as olimpíadas marcado para agosto. A SHB informa que as provas internas e do ranking da Escola de Equitação estão mantidas no fim de semana.

Ao todo, 584 cavalos que estão no Complexo Militar de Deodoro passarão por três baterias de testes para mormo, em intervalos de 21 a 30 dias. Os resultados devem ser conhecidos em outubro.

O problema começou porque um cavalo sacrificado em abril, por estar com a doença, esteve no Setor 4 do complexo militar de fevereiro a novembro de 2014.

Na investigação, foram feitos dois tipos de testes em 141 animais que podem ter tido contato com o animal doente. O laudo emitido pelo Laboratório Nacional Agropecuário apontou resultado positivo para um deles e determinou a ampliação do número de animais a serem submetidos a exames.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.