Defensivos Agrícolas

Maranhão destina corretamente mais de 500t de embalagens de agrotóxicos

Logística do material, que cresceu 8% se comparada a 2014, gera benefícios para o meio ambiente e para a sociedade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

Quinhentos e trinta e nove toneladas de embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo tiveram destino ambientalmente correto no primeiro semestre no Maranhão. O trabalho foi realizado pelo Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Comparada ao mesmo período de 2014, a logística do material alcançou um crescimento de 8% no estado. A análise, realizada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), mostra que no período foram destinadas 24.690 toneladas do material em todo o país.

Desde o início das operações do Sistema Campo Limpo, em 2002, até o momento já foram destinadas mais de 330 mil toneladas do material tóxico. A iniciativa gera resultados positivos para o meio ambiente e para a sociedade.

O sistema de logística reversa de embalagens de agrotóxicos permitiu, por exemplo, que 447 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixassem de ser emitidas - volume corresponde a um milhão de barris de petróleo que deixaram de ser extraídos.

Para compartilhar com a sociedade esses resultados e benefícios gerados pelo sistema, no dia 18 de agosto será comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo. Este ano, a celebração reunirá milhares de pessoas em todo o país.

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.