Meme

Cinco anos depois, "Louca do Rio Anil" ainda colhe frutos da fama

Mariana Vieira, que ficou conhecida após foto inusitada em inauguração de um shopping em São Luís, está no seu segundo filme e ainda é reconhecida na rua

Eduardo Lindoso / oestadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Foto original tirada em 2010 que viralizou na internet
Foto original tirada em 2010 que viralizou na internet

Um grande tumulto, milhares de pessoas se espremendo para ver atores globais e, de forma despretensiosa, uma foto muda a vida de uma garota de 19 anos, que, mesmo confusa ao tentar explicar o que estava fazendo ali naquele 15 de abril de 2010, afirma que nem imaginava a repercussão causada por sua euforia. Depois de pouco mais de cinco anos, Mariana Vieira, a "Louca do Rio Anil", ainda colhe frutos do que é considerado por alguns o primeiro viral genuinamente ludovicense a "bombar" na internet.

Entre os preparativos para o início das gravações do segundo filme, Mariana Vieira, hoje com 25 anos, encontrou um tempo na sua "agenda" para um bate-papo com a equipe de oestadoma.com. Para falar da "criatura", sem esquecer do "criador", o fotógrafo do jornal O Estado, Biaman Prado, também lembra o episódio e a repercussão inesperada da fotografia feita por ele para reportagem de uma inauguração de um shopping em São Luís, que renderia mais comentários do que qualquer um dos envolvidos previa.

Mariana Vieira reproduz cena que a deixou famosa
Mariana Vieira reproduz cena que a deixou famosa

História - Para que a repercussão que a foto teve seja compreendida, é melhor contar a história de trás para frente. Hoje, em 2015, Mariana ainda é reconhecida na rua - principalmente em shoppings -, sofre "bullying" (como ela diz brincando), é popular entre as amigas e ainda recebe convites para participar de eventos, inaugurações e propostas de trabalho, como no filme maranhense de comédia Muleque té doido, franquia na qual ela já está contratada para participar da segunda edição. "Estou vindo de uma reunião com os produtores do filme, muita correria na minha vida, mas eu adoro isso", disse ela, esbaforida, ao encontrar a equipe de reportagem no Centro Histórico para gravar a entrevista.

A foto de Mariana correndo no estacionamento do shopping de braços abertos no meio da multidão foi feita sem intenção. A ideia, segundo Biaman Prado, era registrar a correria, mas a garota baixinha com um sorriso escancarado chamou atenção do fotógrafo, que achou os gestos inusitados.

"Essa sequência de fotos eu consegui captar por pura sorte. Eu vi essa confusão no estacionamento, eram muitos jovens, e corria um boato que ali estariam uns atores da Globo. Daí eles [os jovens] desceram a escada na correria e eu comecei a fotografar. De longe eu percebi que ela se destacava, feito 'louca' [risos] mesmo, e, quando chegou bem perto de mim, ela deu um pulo e passou", narrou o fotografo, afirmando que, mesmo após o registro, não esperava a repercussão.

Viral - A foto foi parar no portal Imirante.com e virou um dos memes (termo usado para descrever um conceito que se espalha via internet) mais comentados na web em São Luís. Reprodução de fotos históricas (como imagens da guerra do Vietnã), de touradas na Espanha, e até do Jornal Nacional ganharam a imagem de Mariana correndo de braços abertos. Sem timidez, a estudante garante que não se incomodou e até gosta da repercussão.

"Eu estava correndo eufórica com as minhas amigas, vi o fotógrafo tirando foto da multidão e eu, como sou louca, quis me jogar na frente, mas não imaginei a repercussão. No entanto, isso só me trouxe coisas boas e eu não fico chateada. Até gosto, afinal de contas, a 'louca do Rio Anil' já faz parte de mim", afirmou. Páginas em redes sociais e grupos ainda "sobrevivem" na rede. Até um funk sobre o episódio foi feito na época.

Moradora do bairro Angelim, a jovem leva uma vida normal, faz curso técnico e gosta de sair com as amigas. Mas, como ela mesmo diz, quando menos espera a "Louca do Rio Anil" reaparece. "Eu nunca fico completamente no anonimato. As minhas amigas até hoje me apresentam assim [como a Louca do Rio Anil] para quem não me conhece. Pessoas me reconhecem na rua e, depois do filme, aumentou ainda mais", disse.

E os familiares de Mariana a tratam como uma estrela. Segundo ela, o pai ainda guarda fotos das várias entrevistas que ela deu para jornais e até uma psicóloga foi contratada para a garota não sentir o baque após o fim da fama repentina, algo que ainda não aconteceu, como deu para perceber ao longo desta reportagem.

Depois de quase meia hora de um bate-papo descontraído, a "Louca do Rio Anil" se despediu da equipe de oestadoma.com e, com muitos compromissos, foi assinar uns papéis para autorização do uso das suas imagens, exigência dos produtores do seu próximo filme.

Fotógrafo Biaman Prado e Mariana Vieira se reencontram durante reportagem
Fotógrafo Biaman Prado e Mariana Vieira se reencontram durante reportagem

Carreira de atriz está nos planos

Depois de participar de um filme, uma peça de teatro e estar se preparando para uma segunda aparição no cinema, Mariana Vieira diz que, se a oportunidade "pintar", ela vai seguir a carreira de atriz. E os "louros da fama" não sobraram apenas para a "Louca do Rio Anil". O fotógrafo Biaman Prado revelou que, após a foto viral, ele também virou tema de uma reportagem da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Mariana não tem certeza se vai seguir a carreira de atriz, mas garante que vontade não falta. Com desenvoltura para falar e um senso de humor aguçado, não é difícil acreditar que ela leva jeito para coisa. "Entrei de cabeça neste filme, adorei o convite, e vou cair de cabeça no quer for possível. Estou preparada para as oportunidades. Já fiz até uma peça de teatro, relacionada ao Muleque té doido, e tenho um amigo que me fez um convite", contou ela, afirmando estar de "boa" e aberta a propostas.

Biaman Prado - que na época da repercussão da foto também foi personagens de algumas reportagens - relatou que reencontrou Mariana algumas vezes a pedido da imprensa e que ganhou destaque nacional após o frisson. "Foram tantos compartilhamentos desta foto que o pessoal da ABI passou a conhecer o meu trabalho e me convidou para fazer uma reportagem. A abordagem não foi especificamente sobre a foto, mas eles me conheceram por meio dessa repercussão".

O fotógrafo disse que gostou de conhecer Mariana pessoalmente e fica feliz com o sucesso que, de forma direta, ele ajudou a construir. "Ela fez cinema, vai para o segundo filme, e eu acho isso muito legal".

Louca em três imagens

1) Louca do Rio Anil divide a banca do Jornal Nacional com William Bonner

2) Montagem mostra a Louca correndo de T-Rex no filme Jurassic Park

3) “Hora de morfar”. Louca ‘salva’ o mundo com os Power Rangers

VEJA MAIS MEMES COM A "LOUCA DO RIO ANIL"

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.