Avanca

Arte do Maranhão em Portugal

Filmes maranhenses serão exibidos no Festival Internacional de Avanca,em Portugal; evento começa oficialmente hoje e será realizado até o dia 26 de julho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Filme "Reverso" de Francisco Colombo é um dos maranhenses que serão exibidos
Filme "Reverso" de Francisco Colombo é um dos maranhenses que serão exibidos (Reverso)

Começa hoje, em Portugal, a 19ª edição do Festival Internacional de Cinema de Avanca, um encontro de cinema, televisão, vídeo e multimídia organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pela Câmara Municipal de Estarreja. O evento acontecerá no Auditório Paroquial e no Auditório da Junta. Alguns filmes maranhenses serão exibidos em uma mostra sem caráter competitivo. O festival começou, excepcionalmente, no dia 17 em Madri, na Espanha, com uma primeira projeção de filmes no Teatro do Centro Cultural Pilar Miro, antecedendo as competições. Participam filmes originários da Rússia, Estados Unidos, França, México, Alemanha, Espanha, Portugal, Brasil, entre outros países. Em Avanca, o festival começa hoje.

Os filmes maranhenses serão exibidos amanhã, no Auditório da Junta de Avanca, às 10h10. Na lista, estão “Rosas” (Ione Coelho), “Infernos” (Frederico Machado), “A solidão de Dom Quixote” (Vinícius Vasconcellos”, “A ponte” (Joaquim Haickel), “Jardins suspensos” (Euclides Moreira Neto), “Quem matou Elias Zi?” (Murilo Santos), “Ódio” (Breno Ferriera) e “Reverso” (Francisco Colombo). Os filmes comporão o Panorama Maranhão e serão exibidos no mesmo dia das competições de televisão, que serão encerradas às 16h.

Vitrines - Para Frederico Machado, diretor de “Infernos”, o festival é uma das vitrines do cinema internacional. Por essa razão, ele se diz honrado pela exibição de seu trabalho e também das produções dos colegas conterrâneos. Na opinião do cineasta, quanto mais festival houver, melhor para os cineastas maranhenses, que têm a chance de mostrar seu trabalho para o mundo.

“Isto representa a força do cinema maranhense e seu crescimento nos últimos anos. Estou muito feliz pela exibição do meu filme, o mesmo que em 2006 venceu o Festival de Valença, na Espanha, e foi indicado para grandes prêmios. Tenho muito orgulho em ter feito esse filme, que fala dos poemas do poeta Nauro Machado e representa bem o meu estilo de fazer cinema”, disse Frederico Machado.

Hoje, em caráter competitivo, serão exibidos os filmes “A Galope” (Raquel Felgueiras), “Noturna (Pedro Farate), Mondar o Milho (Vítor Queiroz Gomez), de Portugal, e “Bereave” (G. Giovanis), dos Estados Unidos. Amanhã será a vez de “A felicidade mora aqui” (Gladys Mariotto), “Butterfly Hunter” (Min-Yu Chen), “Stavanger” (Arto Sebastian), “Jalaler Golpo” (Abu Emon), “Aussi loin” (Franziska Hoenisch) e “After the war...before the war”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.