Estados Unidos

Trump lidera pesquisa de intenção de votos entre republicanos nos EUA

O candidato aparece à frente de outros nomes fortes entre os republicanos, como Marco Rubio (13%), senador pela Flórida, e o ex-senador Jed Bush (12%)

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

Após lançar-se pré-candidato à Presidência da República dos Estados Unidos, em novembro do ano que vem, com declarações racistas contra os mexicanos que vivem ilegalmente no país, o magnata norte-americano Donald Trump lidera as sondagens de intenção de voto em uma pesquisa divulgada ontem (20). Trump disputa as prévias pelo partido Republicano.

Trump aparece como favorito para 24% dos eleitores republicanos, segundo pesquisa divulgada pelo jornal Washington Post e pela Rede ABC News de televisão. Ele aparece à frente de outros nomes fortes entre os republicanos, como Marco Rubio (13%), senador pela Flórida, e o ex-senador Jed Bush (12%) – ambos candidatos com expressão junto à comunidade latina.

Há cerca de um mês, quando se lançou pré-candidato à corrida presidencial, Trump fez comentários preconceituosos e disse que os mexicanos que migram para os Estados Unidos são “criminosos” e “narcotraficantes”. Após as declarações, várias empresas romperam relações com o magnata, e nas redes sociais o assunto é um dos mais comentados no país.

Os pré-candidatos democratas e republicanos fazem campanha para arrecadar fundos e para conseguirem votos para a disputa nas bases eleitorais, até as convenções que serão realizadas até meados do ano que vem. O nome mais forte entre os democratas é o da ex-secretária de Estado Hilary Clinton. Entre os Republicanos, Trump, Marco Rubio e Jeb Bush são os nomes que mais aparecem nas pesquisas de intenção de voto.

O tema é controverso. Marco Rubio é filho de imigrantes cubanos, e Jed Bush é casado com uma mexicana. Ambos já manifestaram interesse em resolver a questão, mas é do partido que vem a maior resistência para a reforma e, especialmente, para uma política que diminua deportações e conceda vistos de residência para imigrantes sem documentação legal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.