Crise Econômica

Deputado critica economia do Maranhão no Congresso e pede ação do governo

Hildo Rocha alertou, em discurso na Câmara Federal, para redução na produção agrícola e queda no setor de serviços, principalmente na área do Turismo

Ronaldo Rocha / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Deputado Hildo Rocha vem fazendo denúncias sobre os problemas enfrentados atualmente no Maranhão
Deputado Hildo Rocha vem fazendo denúncias sobre os problemas enfrentados atualmente no Maranhão (Hildo Rocha)

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB) criticou, na Câmara Federal, na semana passada, a gestão do Estado em relação ao setor econômico do Maranhão. Para o parlamentar, há declínio nos investimentos, queda na produção agrícola e considerável queda no setor de serviços. O aumento da violência, segundo o peemedebista, acaba prejudicando ainda mais o estado.
A crítica de Rocha aconteceu na última quinta-feira, 16, durante sessão ordinária no legislativo. Hildo citou um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento, que prevê especificamente forte redução na produção agrícola do estado.
"A produção de arroz será 14,4% menor, a do feijão 5%, a do milho 13,7%. Isso é uma péssima notícia. Com menor oferta de produtos, a inflação tende a subir, provocando o encolhimento da economia", disse.
Rocha ponderou que parte da decadência econômica do estado ocorre em decorrência da grave crise financeira que atinge o Brasil, mas ressaltou que a "inércia do governo" e o aparelhamento da máquina administrativa são alguns dos fatores determinantes para o encolhimento da economia no estado do Maranhão.
"Estamos atravessando um dos piores momentos da economia maranhense. Flávio Dino aparelhou da máquina administrativa do estado com pessoas despreparadas para o exercício de cargos importantes. O governo tem como missão distribuir cargos para filiados ao partido político do governador", disse o parlamentar.

Serviços - O peemedebista também citou o baixo rendimento do setor de serviços no Maranhão em 2015. Segundo o deputado, o setor encolheu 4,9%, enquanto o vizinho estado do Pará registrou um crescimento de 6,4%. Rocha afirmou que o setor hoteleiro também está em crise.
"O percentual de ocupação dos hotéis de São Luís, que atingia a média de 70% durante o período das férias de julho, agora não passa de 46%. A pessoa que está cuidando do Turismo não conhece o Maranhão. Nós temos grande potencial. Os Lençóis Maranhenses, a Chapada das Mesas, o Delta das Américas. Atrativos não faltam, mas falta responsabilidade e competência para administrar um setor tão importante da economia local", criticou.
Ele lembrou que o governador Flávio Dino (PCdoB) foi presidente da Empresa Brasileira do Turismo (Embratur) até o ano passado e, mesmo assim, não tem conseguido reverter a crise que o setor enfrenta no Maranhão.
Hildo citou que, diante da crise, quatro grandes hotéis estão à venda no estado e outros sendo transformados em prédios comerciais.
"A consequência disso é o aumento do desemprego no Maranhão, o aprofundamento da pobreza", enfatizou.

A economia do Maranhão encolhe de forma assustadora. Em decorrência da crise nacional, é lógico, mas também pela falta de gestão do governo Flávio Dino"Hildo Rocha, deputado federal pelo PMDB

Rocha tem feito denúncias contra o governo de Dino

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB) tem levantado fortes denúncias contra o governador Flávio Dino (PCdoB), no Congresso Nacional. O peemedebista é quem mais tem confrontado a gestão do comunista em Brasília.
No fim de junho, por exemplo, Hildo fez denúncia contra Dino e o seu irmão, o procurador Nicolao Dino, que atua em Brasília.
Ele afirmou que Flávio Dino recebeu doação de campanha da UTC, do empresário Ricardo Pessoa, denunciada no bojo da Operação Lava Jato. Hildo questionou a relação de Flávio Dino com a UTC e a Constran, outra empresa investigada por envolvimento direto no esquema de desvio de dinheiro público da Petrobras e pediu explicações da Procuradoria Geral da República em relação ao caso. Em nota, o PCdoB negou as acusações.
"As doações realizadas à coligação "Todos pelo Maranhão" foram feitas dentro da mais absoluta legalidade e cumprindo todos os ditames da Legislação Eleitoral Brasileira. Todas as doações recebidas pela coligação foram registradas junto à Justiça Eleitoral, que, após análise, aprovou a prestação de contas", afirma o partido.
Antes de iniciar a polêmica da Lava Jato, Hildo Rocha já havia criticado o Sistema de Segurança Pública do Maranhão. Ele lembrou do caso de Vitória do Mearim, que resultou na execução em via pública do mecânico Irialdo Batalha por um vigilante que estava sob a companhia de policiais militares. O caso foi denunciado à Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) do Maranhão.
Para o parlamentar, o Governo do Estado não tem conseguido dar respostas efetivas à sociedade, muito menos produzir a "mudança na administração pública", prometida pelo comunista na campanha eleitoral de 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.